Categories: Esportes

Brasil vence a Colômbia e conquista o título do Sul-Americano feminino de vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei se sagrou neste sábado, 19, campeã do Sul-Americano, disputado em Cali, na Colômbia. Em partida realizada no ginásio Coliseo Evangelista Mora, a equipe teve mais dificuldades do que o esperado diante do time da casa, mas venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/17.

A conquista não apenas garantiu uma vaga no Mundial de 2018, que será realizado no Japão, como coroou a renovação comandada pelo técnico José Roberto Guimarães. Com um time formado em sua grande maioria por atletas que não disputaram a Olimpíada do Rio, como Roberta, Carol e Rosamaria, a seleção brasileira também havia vencido o Grand Prix e o Torneio de Montreux.

E, para chegar ao vigésimo título Sul-Americano, o Brasil venceu suas cinco partidas com extrema tranquilidade, sem perder um único set – antes de derrotar a Colômbia, superou também o Peru, o Chile, a Argentina e a Venezuela.

Publicidade

Para o duelo decisivo deste sábado, frente a um adversário que também estava invicto na competição, Zé Roberto escalou força máxima e iniciou com Roberta, Tandara, Natália, Adenízia, Carol, Rosamaria e a líbero Suelen.

Mas, apesar do favoritismo brasileiro, a Colômbia começou melhor, abriu certa vantagem e chegou a ter 23/22 no final do primeiro set. A partir daí, contudo, o time da casa sentiu a pressão e não manteve o ritmo.

A seleção brasileira, então, virou o primeiro set, entrou mais concentrada na sequência do jogo, abriu boa vantagem no início das parciais finais e administrou com tranquilidade para chegar ao terceiro título do ano.

Publicidade

A conquista ainda amplia o predomínio brasileiro no continente. A seleção é a maior vencedora da história do Sul-Americano, agora com 20 títulos, e venceu as últimas 12 edições da competição. A hegemonia é tamanha que a equipe não perde um set no torneio desde 1999.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.