O Brasil conheceu nesta sexta-feira, 1º de abril, os seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo 2022. O sorteio foi realizado pela Fifa em Doha, no Catar, país que sedia o Mundial entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Na primeira fase, os jogos do Brasil serão nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, contra Sérvia, Suíça e Camarões, respectivamente.
A Copa do Mundo do Catar receberá partidas às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). A bola oficial recebeu a denominação de Al Rihla, que significa ‘A Jornada’. O mascote é La’eeb, ‘jogador super habilidoso’ em árabe. A música oficial ‘Hayya Hayya’ foi gravada pelo trio Trinidad Cardona, Davido e Aisha.
Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. A repescagem mundial será no Catar. Peru, Nova Zelândia e Costa Rica estão garantidos. Na Ásia, Austrália e Emirados Árabes Unidos ainda disputam vaga. Já na Europa, Gales vai aguardar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia.
Publicidade
O sorteio foi conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e a jornalista inglesa Samantha Johnson. Ex-jogadores e treinadores auxiliaram no sorteio, entre eles Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).
Uma seleção de craques não vai poder jogar a Copa do Mundo, mas a principal ausência é um país. Pela segunda vez seguida, a tetracampeã Itália ficou fora do torneio. A sequência é inédita na história da Azzurra. Além de Donnarumma, Bonucci, Chiellini, Jorginho, Verratti, Insigne e Immobile, outros grandes nomes do futebol não vão ao Catar.
A lista de ausências de destaque tem Haaland (Noruega), Alaba (Áustria), Ibrahimovic (Suécia), Oblak (Eslovênia), Cuadrado e Luis Díaz (Colômbia), Alexis Sánchez e Vidal (Chile), Salah (Egito), Aubameyang (Gabão), Haller (Costa do Marfim), Osimhen (Nigéria) e Mahrez (Argélia).
Publicidade
Presidente da Fifa, Gianni Infantino comentou sobre a guerra na Ucrânia. “Temos um mundo dividido. Precisamos de ocasiões para unir as pessoas e para celebrar a vida. E a Copa do Mundo é exatamente isso. Nós pedimos, o mundo pede, a comunidade do futebol pede, para todos os líderes, parem com os conflitos, cessem as guerras, promovam a paz, porque queremos que essa seja a Copa da união. Aproveitem a Copa do Mundo.”
O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, também fez um pronunciamento. “Esse será o primeiro evento a ser realizado na nossa região. Sinto muita felicidade em sediar esta Copa, vamos oferecer uma edição espetacular. Como apaixonado pelo futebol, pelo esporte, tenho a certeza que, como vocês, vou curtir muito esta Copa. O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte. Isso contribui para nossa aproximação, de todos os povos do mundo. Desejo muita sorte a todos.”
Confira os grupos
Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda
Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e (Gales, Escócia ou Ucrânia)
Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia
Grupo D: França, (Emirados Árabes, Austrália ou Peru), Dinamarca e Tunísia
Grupo E: Espanha, (Costa Rica ou Nova Zelândia), Alemanha e Japão
Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia
Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões
Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul
Publicidade
Estádios:
Estádio Nacional de Lusail (Lusail) – Capacidade: 86.250 espectadores.
Estádio Internacional Khalifa (Doha) – Capacidade: 50 mil espectadores.
Estádio Al Thumama (Doha) – Capacidade: 43.520 espectadores.
Estádio Al-Janoub (Al-Wakrah) – Capacidade: 45.120 espectadores.
Estádio Al-Bayt (Al-Khor) – Capacidade: 45.330 espectadores.
Estádio Ahmed Bin Ali (Al-Rayyan) – Capacidade: 21.282 espectadores.
Estádio Ras Abu Aboud (Doha) – Capacidade: 44.950 espectadores.
Estádio da Cidade da Educação (Al-Rayyan) – Capacidade: 43.350 espectadores.
Horários dos jogos:
Fase de grupos: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília);
Oitavas e quartas de final: 12h e 16h (horário de Brasília);
Semifinais: 16h (horário de Brasília);
Disputa do terceiro lugar e final: 12h (horário de Brasília).
Publicidade