Categories: Coronavírus

Brasil tem caso suspeito de coronavírus

Uma jovem de 22 anos foi internada com sintomas que podem ser classificados como os do coronavírus em Minas Gerais. Conforme o jornal Estado de Minas, ela viajou para a China e teria passado pela cidade de Wuhan, onde o vírus de originou e que está isolada atualmente. O caso é acompanhado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. A paciente está hospitalizada desde a última sexta-feira, 24. A jovem apresentou sintomas respiratórios e febre que, juntamente com a tosse, são os principais sinais da doença.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul está em alerta para possíveis casos suspeitos de coronavírus

O surto já provocou a morte de 106 pessoas na China, com dados atualizados nesta terça, quando a Comissão Nacional de Saúde do país informou que mais 25 pessoas morreram em função de doenças provocadas pelo coronavírus. O número de casos confirmados no país chegou a 4.515, após 1.771 novas ocorrências terem sido contabilizadas.

Publicidade

Uma das mortes foi registrada em Pequim, a capital chinesa. As outras 24 foram em Hubei, a província em que o surto de coronavírus teve início, em dezembro. A cidade de Wuhan, onde os primeiros casos foram registrados, e outras 17 localidades de Hubei estão isoladas, com viagens de avião, trem e ônibus suspensas. Mais de 50 milhões de pessoas vivem na região afetada.

O feriado do ano-novo lunar, que se estenderia até a sexta-feira, 31, foi prolongado até o domingo, 2. Com a medida, o governo chinês espera desestimular a viagem de volta para casa de dezenas de milhões de chineses que viajaram a partir da sexta-feira, 24, quando as festividades tiveram início.

LEIA MAIS: Wuhan estima outros 1.000 casos confirmados de coronavírus

Em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Segundo o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, nesta terça-feira, 28, haverá reunião com as equipes da vigilância e postos de saúde para discutir o problema. Por enquanto, reforça que o município segue as orientações do governo do Estado, divulgadas por boletim epidemiológico na última sexta-feira.

A publicação, elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, busca esclarecer os critérios de definição de casos suspeitos, prováveis, confirmados e descartados; fluxo de notificação; procedimentos para diagnóstico laboratorial; orientações aos profissionais; cuidados para pacientes e orientações a portos, aeroportos e fronteiras.

Recomendações

Publicidade

Para casos suspeitos, recomenda-se que o paciente use máscara cirúrgica logo no início e seja mantido em quarto privativo. Os profissionais devem usar medidas de precaução. Casos graves devem ser encaminhados para um hospital de referência, e os leves devem ser acompanhados pela atenção básica em saúde. Segundo a OMS, houve transmissão pessoa a pessoa entre familiares e profissionais de saúde em contato com indivíduos infectados nas províncias de Hubei e Guangdong, na China.

O que é o coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecida desde meados de 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções com essa origem resultam em doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), reconhecida em 2012. O Ministério da Saúde criou uma página na qual é possível tirar todas as dúvidas sobre o assunto: saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus.

Publicidade

Com informações do Estadão Conteúdo.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.