A medalha de bronze escapou ao basquete brasileiro nesta segunda-feira, 20. A seleção feminina acabou derrotada por Cuba por 66 a 62 e deu adeus aos Jogos Pan-Americanos de Toronto sem subir ao pódio. A decisão da modalidade será entre Estados Unidos e Canadá, ainda nesta segunda.
A campanha brasileira no Pan foi irregular, com derrotas para Estados Unidos e Canadá, e vitórias sobre Porto Rico e República Dominicana. Contra Cuba, a seleção saiu atrás no placar, mas Tainá conseguiu colocar uma bola de três e colocou as duas equipes em igualdade.
Embora não tenha apresentado um ataque forte, o Brasil apertou a marcação sobre as cubanas e conseguiu fechar o primeiro quarto com 16 a 14, de virada. Mantendo um ritmo parecido na sequência, o Brasil abriu uma vantagem de sete pontos sobre as rivais, mas acabou vendo as adversárias empatarem e virarem os marcadores. O primeiro tempo terminou em 37 a 32 para as cubanas.
Publicidade
O terceiro quarto teve início com a seleção atrás no placar por sete pontos de diferença, que chegou a nove em menos de dois minutos, deixando a 42 a 33. Em boa sequência, a seleção mostrou grande poder de reação em quadra e encostou ao chegar em 42 a 41. O jogo seguiu apertado e, com cesta de três de Romero, as cubanas voltaram a liderar o placar, com 47 a 43. A vantagem se manteve até Tassia mandar uma bola de três para o Brasil e deixar a equipe pertinho de Cuba: 49 a 48 ao fim do terceiro período.
O último quarto foi o mais apertado de todo o jogo. Mesmo com as cubanas na frente, o Brasil não deixou a diferença aumentar e segurou bem o placar após Casanova marcar dois e ampliar para 55 a 51. Na sequência, Tassia colocou uma bola de três e, ao sofrer falta, igualou os marcadores: 55 a 55. A três minutos do fim da partida, Cuba abriu seis pontos de vantagem e deixou em 61 a 56. Ao fim, Tainá ainda diminuiu, mas as cubanas fizeram mais dois pontos. Depois de dois arremessos livres das adversárias, Tássia surpreendeu em um lance de improviso e deixou em 65 a 62. A jogada, no entanto, não evitou a derrota, com o período fechado em 66 a 62.
O Brasil ainda tem mais uma chance de levar alguma medalha com o basquete. A equipe masculina terá sua estreia nesta terça-feira diante de Porto Rico. Os resultados no Pan não garantem as seleções nos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo sendo país-sede, o Brasil terá as vagas do basquete definidas no congresso da Fiba (Federação Internacional de Basquete), que será realizado em agosto.
Publicidade