Categories: Geral

Brasil monitora 207 pacientes com suspeita de coronavírus

O Ministério da Saúde monitora 207 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Outros 79 casos foram descartados. De acordo com o ministério, a base de dados foi atualizada apenas com informações repassadas pelo Estado de São Paulo, após a confirmação do segundo caso da doença no Brasil, nesse sábado, 29.

Os dois casos confirmados têm como local de infecção a Itália. Ambos são brasileiros e moram no estado de São Paulo. Os casos não possuem vínculo entre si e foram identificados em unidade de saúde privada, conforme informou o ministério. Nesta segunda-feira, 2, os dados voltam a ser atualizados diariamente, às 16 horas, na plataforma IVIS (plataforma.saude.gov.br/coronavirus) do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS
Santa Cruz tem caso suspeito de coronavírus
Confira dez perguntas e respostas sobre o coronavírus
Saúde acompanha caso suspeito de coronavírus e pede calma à população

Publicidade

A partir desta segunda-feira o Ministério da Saúde também inicia um novo fluxo e adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença. Os ajustes do novo fluxo estão sendo realizados neste fim de semana.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

LEIA MAIS: Disseminação de fake news sobre coronavírus preocupa especialistas

Publicidade

Aplicativo

O Ministério da Saúde ainda lançou o aplicativo Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Covid-19, doença causada pelo vírus. O recurso conta com informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita de infecção e mapa indicando unidades de saúde próximas. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e IOs.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.