Foto: State Emergency Service of Ukraine/Wikimedia Commons
O Brasil já recebeu 894 ucranianos desde o início da invasão russa, no dia 24 de fevereiro, segundo dados divulgados pela Polícia Federal nessa sexta-feira, 18. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil fará uma portaria para garantir o acesso de ucranianos ao passaporte humanitário brasileiro. A informação é de que a medida vai regulamentar a entrada dos cidadãos desse país.
LEIA TAMBÉM: Repatriados vindos da Ucrânia já estão no Brasil
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), 3,1 milhões de pessoas conseguiram fugir e agora estão refugiadas da Ucrânia. Ao todo, 13 milhões de pessoas que estão naquele país têm sido afetadas nas áreas mais atingidas pela guerra.
Publicidade
O Acnur tem apoiado centros de recepção para deslocados e entregado itens essenciais na Ucrânia e nas fronteiras, como alimentos, materiais de higiene e assistência em dinheiro. De acordo com a agência, também enviou especialistas em proteção de abuso e exploração sexual para Polônia, Moldávia, Hungria e Romênia.
LEIA TAMBÉM: Ataque russo mata dez pessoas que esperavam em fila para comprar pão
Mais de 1,3 mil pessoas ainda estão presas nos escombros do teatro de Mariupol, destruído por um bombardeio russo na quarta-feira. Cerca de 130 foram resgatadas com vida. O teatro servia de abrigo para moradores que precisaram abandonar suas casas por causa da guerra – a estimativa é de que havia cerca de 1,4 mil pessoas no prédio. O resgate é prejudicado pelo colapso dos serviços de emergência e por novos ataques russos.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.