O Brasil empatou com o Uruguai nesta terça-feira, 19, por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. Com 18 pontos, a Seleção Brasileira ocupa a quinta posição na classificação. A Celeste ocupa a vice-liderança, com 20 pontos. O Brasil volta a jogar no dia 20 de março, contra a Colômbia, possivelmente em Porto Alegre. O Uruguai vai receber a Argentina.
A única alteração do técnico Dorival Júnior na escalação foi na lateral direita. Danilo entrou na vaga de Vanderson, suspenso. Já Marcelo Bielsa promoveu duas trocas no Uruguai. Varela na vaga de Nández na lateral direita, por suspensão, e Ugarte no meio-campo, na vaga do atacante Rodrigo Aguirre, ex-Botafogo, que estreou com gol na seleção uruguaia diante da Colômbia.
LEIA MAIS: Brasil decepciona e fica no empate com a Venezuela
Publicidade
A primeira finalização foi brasileira, aos três minutos. Após receber de Danilo, Gerson acionou Vinicius Júnior, que bateu à esquerda da meta de Rochet. Aos 12 minutos, Vinicius Júnior recebeu de Raphinha na grande área e caiu após disputa com os zagueiros. A arbitragem mandou seguir. O Uruguai aumentou o volume e criou situações ofensivas. Aos 21, Pellistri carimbou a zaga após receber de Núñez. Na sequência, Saracchi foi até a linha de fundo pela esquerda, cruzou rasteiro e Ederson afastou com o pé esquerdo.
Logo depois, Pellistri concluiu na linha de fundo pela direita e a bola desviou na marcação. Aos 30, após falta de Gerson em Pellistri, Valverde cobrou rasteiro e mandou à esquerda. Aos 34, Raphinha finalizou rasteiro de fora da área, mas a bola saiu à esquerda de Rochet. Na marca dos 39, Valverde avançou pela meia direita até arrematar. A bola passou rente à trave esquerda. Aos 40, Ugarte cometeu falta em Vini Jr. na entrada da área. Raphinha cobrou e acertou a barreira. Aos 44, Vini Jr. recebeu de Gerson e finalizou sem direção. Já aos 47 minutos, Raphinha cobrou escanteio da direita e Igor Jesus cabeceou na pequena área. Rochet defendeu à queima-roupa.
LEIA MAIS: Ranking Gazeta será lançado na próxima semana
Publicidade
O Uruguai voltou do intervalo com Rodrigo Aguirre na vaga de Darwin Núñez. No segundo tempo, o Brasil levou perigo à meta de Rochet aos oito minutos. Vini Jr. recebeu de Raphinha pela esquerda na grande área e bateu cruzado. A bola passou rente à trave esquerda. O Uruguai respondeu e abriu o placar aos 10 minutos. Após troca de passes na entrada da área, Valverde recebeu de Maxi Araújo, abriu espaço na marcação de Bruno Guimarães e arrematou no canto esquerdo. Ederson se esticou, mas não alcançou a bola.
Para iniciar a pressão pelo empate, o técnico Dorival Júnior colocou Gabriel Martinelli e Luiz Henrique nas vagas de Abner Vinícius e Igor Jesus. O gol saiu aos 17 minutos. Raphinha alçou a bola na área e Saracchi afastou. Gerson pegou de primeira com a canhota e acertou o canto esquerdo de Rochet. Aos 19, Gabriel Martinelli deu um lençol no marcador e bateu de primeira. Rochet pegou firme. Aos 21, foi a vez de Marcelo Bielsa promover a primeira alteração. Puma Rodríguez entrou na vaga de Pellistri.
Disposto a buscar uma virada, Dorival Júnior colocou Estêvão na vaga de Savinho aos 27. Aos 36, Raphinha arriscou o chute e mandou por cima. Aos 37, Cristian Olivera entrou na vaga de Maxi Araújo. Na marca dos 41, André e Lucas Paquetá foram para o jogo nas vagas de Bruno Guimarães e Gerson. Aos 43, Estêvão teve a chance de marcar e finalizou por cima. Apesar da insistência no fim, prevaleceu o empate em Salvador.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
FICHA TÉCNICA
ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2026 – 12ª RODADA
BRASIL 1 x 1 URUGUAI
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 19/11/2024, terça-feira
Horário: 21h45
Arbitragem: Piero Maza Gómez, auxiliado por Claudio Urrutia e Jose Retamal
VAR: Juan Lara (quarteto chileno)
Cartões amarelos: Ugarte e Varela (Uruguai); Raphinha, Lucas Paquetá e Gabriel Magalhães (Brasil)
Gol:s Valverde (Uruguai) – 10min/2º e Gerson (Brasil) – 17min/2º
Publicidade
BRASIL: Éderson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner Vinícius (Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães, Gerson (Lucas Paquetá) e Raphinha; Savinho (Estêvão), Vinicius Junior e Igor Jesus (Luiz Henrique)
Técnico: Dorival Júnior
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Mathías Olivera e Saracchi; Ugarte, Bentancur e Valverde; Maxi Araújo (Cristian Olivera), Pellistri (Puma Rodríguez) e Darwin Núñez (Rodrigo Aguirre)
Técnico: Marcelo Bielsa
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.