A noite desta terça-feira, 24, marca o início das competições de várias modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Os brasileiros estreiam a partir das 21 horas (horário de Brasília) no tênis de mesa, no goalball e na esgrima em cadeira de rodas. Na natação, as provas com brasileiros começam às 21h35 e, entre as estreias, está a do multicampeão paralímpico Daniel Dias. E também terá Brasil no ciclismo de pista a partir das 23h17.
É grande a expectativa por pódio entre os brasileiros no tênis de mesa. A esperança cresceu após a participação histórica na Rio 2016, quando o país conquistou prata e três bronzes. Às 21 horas serão duas mesatenistas do país estreando no Ginásio Metropolitano de Tóquio. Pela segunda vez em Paralimpíadas, a catarinense Danielle Rauen, de 24 anos, terá pela frente a húngara Alexa Szvitacal, em partida válida pelo Grupo A, na classe nove (sem cadeira de rodas). Danielle é bicampeã nos Jogos Parapan-Americanos: Lima (2019) e Toronto (2015). Pelo Grupo B, também na classe nove, a paulista Jennyfer Parinos – bronze por equipes na Rio 2016 – duela com a australiana Na Li Lei.
LEIA MAIS: Jogos Paralímpicos de Tóquio começam nesta terça-feira
Publicidade
Às 21h40, tem duelo masculino da classe três (mesatenistas cadeirantes), pelo grupo E: o cearense David Andrade de Freitas, 43 anos, encara o francês Alexander Oehgren. No mesmo horário, na simples feminina da classe três, a estreante mineira Marliane Amaral Santos, de 30 anos, encara a sul-coreana Jiyu Yoon. O último mesatenista brasileiro a estrear será Luiz Filipe Guarnieri Manara, às 23h40, contra o chinês Chao Qun Ye, na classe oito (sem cadeira de rodas).
Bicampeã mundial e medalhista paralímpica – prata (Londres 2012) e bronze (Rio 2016) – a seleção brasileira masculina enfrenta a Lituânia, atual campeã paralímpica, na estreia às 21 horas, no Makuhari Messe Hall, na capital japonesa. Brasil e Lituânia estão no Grupo A, junto com Estados Unidos, Argélia e Japão.
O gaúcho Vanderson Luís Chaves, de 27 anos, inicia esta noite a terceira participação em Jogos Paralímpicos. O duelo de estreia será contra o húngaro Istvan Tarjanyi, no sabre individual, na categoria B (atletas com pouco equilíbrio e reduzida mobilidade no tronco).
Publicidade
No sabre feminino, Monica Santos estreia às 22h30, contra a japonesa Chisato Abe, na classe B. A atleta, que estreou na Rio 2016, tem no currículo o feito de ter sido a primeira brasileira a ser campeã em um torneio internacional, com ouro no florete e bronze na espada no Regional das Américas de 2015, em Montreal, no Canadá.
As primeiras baterias da natação ocorrerão a partir das 21h35, com a prova dos 100 metros costas masculino, com o brasileiro Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, na classe S2 (as classes vão de S1 a S11; quanto menor o número, maior o comprometimento físico-motor).
A potiguar Ana Raquel Lima, de 30 anos, disputa a partir das 23h17 a qualificação na prova dos 3 mil metros feminino, na classe C5 (menor grau de deficiência físico-motora; atletas competem em bicicletas convencionais). Ana Raquel participou da Rio 2016 como atleta do triatlo, e no ano seguinte abraçou o paraciclismo.
Publicidade
LEIA MAIS: Nadador Daniel Dias vai se aposentar após a paralimpíada em Tóquio
This website uses cookies.