Em um momento histórico para Santa Cruz do Sul, a Seleção Brasileira entra em quadra nesta quinta-feira, 23, para enfrentar Porto Rico na abertura da última janela das eliminatórias para o Mundial de basquete masculino, a ser disputado em agosto no Japão, Indonésia e Filipinas. A bola estará em jogo no Ginásio Poliesportivo Arnão a partir das 19h30 e os últimos ingressos estão sendo comercializados na secretaria do União Corinthians, na Loja do Esportista, da RS Uniar e na SS Sports, além do site. A transmissão será na ESPN e Star+.
O técnico Gustavo de Conti já estava em Santa Cruz do Sul no fim de semana pelo fato de também ser o treinador do Flamengo. A equipe carioca enfrentou o União Corinthians no sábado e foi derrotada. Quatro atletas do Flamengo foram convocados e permaneceram na cidade: o ala-armador Gui Deodato, os alas-pivôs Gabriel Jaú e Rafael Mineiro, além do pivô Rafael Hettsheimer.
LEIA MAIS: Semana do Basquete: fique por dentro da programação
Publicidade
O grupo ficou completo nesta terça-feira, 21, com as chegadas de Marcelinho Huertas e Gui Santos. Vitor Benite havia chegado na segunda-feira, 20. Com a classificação do Sydney Kings para a final na Austrália, Tim Soares não veio e foi substituído por Wesley Castro, do Minas. Lucas Dias, por questões familiares, foi liberado da delegação.
Com sete vitórias e três derrotas, o Brasil precisa de apenas uma vitória nos dois jogos para garantir vaga para o Mundial. A expectativa é boa em relação à classificação. “Temos um time qualificado e competitivo. Tivemos três dias de treinos, mas temos uma filosofia desde a Copa América, que foi um divisor de águas. Conseguimos dar uma identidade ao trabalho. Os jogadores puderam me conhecer melhor”, explicou o técnico Gustavo de Conti. Em setembro de 2022, o Brasil foi derrotado na final da Copa América pela Argentina por 75 a 73 em Recife.
LEIA MAIS: Seleção Brasileira aprimora ações para jogos das eliminatórias do Mundial
Publicidade
Atletas estão confiantes para a decisão
O armador Marcelinho Huertas aposta em um bom desempenho na partida contra Porto Rico. “No primeiro jogo, tivemos uma virada no último quarto com uma atuação destacada do armador. Vamos precisar controlá-lo bem. Mas estamos em um bom momento e vamos ter a torcida a nosso favor. Temos que aproveitar o calor da ‘panela de pressão’ que o nosso público vai fazer”, salientou. Huertas, de 39 anos, está feliz pelo processo de reconstrução da seleção. “Temos jogadores com bagagem internacional, outros menos experientes. Mas é uma geração talentosa. Muitos jogam fora e em ligas fortes. O desenvolvimento de cada um é nítido. Os mais velhos desempenham o papel de auxiliar na adaptação”, observou.
LEIA MAIS: Livro conta a saga da retomada do basquete de Santa Cruz do Sul
O armador Yago tem 23 anos e foi revelado pelo Palmeiras. Após ser campeão pela seleção no sub-23, deixou o Flamengo e foi para a Alemanha, onde defende o Ratiopharm Ulm. Para ele, jogar em Santa Cruz do Sul será incrível. “Joguei aqui uma vez contra o União Corinthians e deu para sentir como é. Vai ser um momento especial. O ginásio tem uma boa estrutura. Gosto quando a torcida fica perto. Temos pouco tempo de preparação, mas temos a bagagem nas convocações anteriores. Nosso grupo é muito qualificado. Não é simples sair do clube e jogar na seleção. Precisa de adaptação. Mas estamos preparados e queremos vencer”, sublinhou.
Publicidade
Também atleta do Ratiopharm Ulm, o ala Bruno Caboclo tem 27 anos e passou pela NBA, com atuações no Toronto Raptors, Sacramento Kings e Boston Celtics. Pelo São Paulo, foi MVP da Champions League Americas 2021/22. O paulista está confiante e aposta em duas vitórias na janela. “Queremos aproveitar o fator local. Nossa intenção é entrar focados para vencer. Tivemos um curto período para treinar, mas estamos entrosados das convocações anteriores. Estamos contando com o apoio da torcida que vai lotar o ginásio”, disse.
LEIA MAIS: União Corinthians supera o Flamengo em jogo histórico pelo NBB
Convocados
Armadores: Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP), Yago dos Santos (Ratiopharm Ulm-ALE) e Elinho Corazza (São Paulo)
Alas/Armadores: George de Paula (Sesi/Franca), Vitor Benite (Gran Canaria-ESP) e Gui Deodato (Flamengo)
Alas: Léo Meindl (U-Banca-ROM) e Guilherme Santos (Santa Cruz Warriors-EUA)
Alas/pivôs: Gabriel Jaú (Flamengo), Márcio Santos (Sesi Franca), Bruno Caboclo (Ratiopharm Ulm-ALE) e Rafael Mineiro (Flamengo)
Pivôs: Rafael Hettsheimeir (Flamengo), Lucas Mariano (Sesi/Franca) e Wesley Castro (123 Minas)
Publicidade
Porto Rico na briga
A delegação da seleção de Porto Rico chegou na terça-feira e realizou o primeiro treino na mesma noite. Os atletas e comissão técnica estão hospedados juntamente com a Seleção Brasileira no Aquarius Flat Hotel. Com seis vitórias e quatro derrotas, Porto Rico luta pelo triunfo no Arnão para igualar a campanha brasileira e ficar mais perto da vaga para o Mundial. Além disso, vai secar o México, que tem a mesma campanha e enfrenta a Colômbia em Medellín.
Os convocados de Porto Rico são Jordan Howard, Tremont Waters, Stephen Thompson, Jr., Gian Clavell e Tjader Fernández (armadores); Phillip Wheeler, Ismael Romero, George Conditt IV e Christopher Ortiz (alas-pivôs); Jordan Cintrón e Aleem Ford (alas); Timajh Parker-Rivera (pivô). O técnico é Nelson Colón e os assistentes são Carlos González e Rafael “Pachy” Cruz.
LEIA MAIS: Jogos da Seleção Brasileira terão fan fest em Santa Cruz do Sul
Publicidade
No primeiro turno, em 25 de agosto de 2022, a Seleção Brasileira perdeu para Porto Rico em San Juan por 75 a 72. Com 29 pontos marcados, Tremont Waters foi o cestinha daquela noite. Christopher Ortiz também se destacou, com 15 pontos. Pelo lado brasileiro, Lucas Dias fez 16 pontos, um a mais que Léo Meindl. Rafa Luz também teve participação importante ao pontuar 10 vezes.
De Conti acredita que a seleção de Porto Rico estará fortalecida. “Conseguiram trazer um armador que está na Itália e outros três jogadores que atuam na G-League (a liga de desenvolvimento norte-americana). É uma seleção parecida com a nossa na qualidade técnica. Também estamos em um nível melhor de jogo do que no primeiro encontro. Não existe jogo fácil. É um confronto histórico e sempre foi muito difícil”, analisou.
LEIA MAIS: Athos Calderaro destaca momento positivo do União Corinthians no NBB
Estados Unidos chega na sexta-feira
A seleção dos Estados Unidos chega nesta sexta-feira, 24, por volta das 18h30, após o duelo contra o Uruguai, em Montevideo, na noite de hoje. O duelo no Arnão será domingo, às 21h10. Os ingressos já foram esgotados. Com oito vitórias e duas derrotas, os Estados Unidos lideram o grupo F.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!