Uma das maiores e mais fanáticas torcidas do futebol gaúcho está em festa! O Brasil de Pelotas, depois de 15 anos de ausência, está de volta a Série B do Campeonato Brasileiro. Em jogo nervoso e dramático na tarde deste sábado, 17, o Xavante segurou um empate sem gols com o Fortaleza no Estádio Castelão, no jogo de volta das quartas de final da Série C. Na partida de ida, a equipe gaúcha havia vencido por 1 a 0, no Bento Freitas.
Desde 2009 que o Rio Grande do Sul não tinha um representante na Série B. Naquele ano, o Juventude acabou rebaixado para a Terceirona, após terminar a competição em 17º. O Brasil não disputa a Segunda Divisão desde 2000, quando acabou “resgatado” para integrar o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, mas não permaneceu no ano seguinte. Em 2006, 2008 e 2009, o clube esteve perto de retornar, mas bateu na trave.
A partida na capital cearense foi muito tensa. O Castelão recebeu 63.903 torcedores, terceiro maior público do futebol brasileiro em 2015. Os donos da casa pressionaram durante os 90 minutos e colocaram três bolas na trave do Brasil. O Xavante, além da sorte, contou com uma atuação inspirada de seu sistema defensivo e principalmente do goleiro Eduardo Martini, que fez pelo menos seis defesas difíceis e se tornou o nome da classificação.
Publicidade
A campanha do Xavante na Série C foi bastante difícil. A equipe começou com tudo, emplacando uma sequência de 11 jogos de invencibilidade. Após a primeira derrota, para o Guaratinguetá, a equipe viveu um momento de instabilidade na competição. Os principais destaques do time, Leandrão e Alex Amado, foram negociados com Vasco e Ceará, respectivamente. A classificação para o mata-mata ocorreu apenas na última rodada, com uma vitória fora de casa sobre o Tupi, após uma série de tropeços.
Agora, o Brasil busca o título inédito da Série C. A equipe está na semifinal e enfrenta o Vila Nova, de Goiânia. O time goiano eliminou a Portuguesa na noite deste sábado, com uma vitória de 2 a 1 em pleno Estádio do Canindé, em São Paulo. Também pelas quartas de final e valendo acesso para a Série B, o Londrina recebe o Confiança neste domingo, 18, no Estádio do Café, e ASA de Arapiraca e Tupi se enfrentam na segunda-feira, 19, em Alagoas.
Time se reergueu após tragédia
Publicidade
O acesso histórico coroa um trabalho de reconstrução do Brasil, que iniciou ainda em 2009, após o trágico acidente com o ônibus em Canguçu, que causou a morte dos ídolos Cláudio Millar e Régis, além do preparador de goleiros Giovani Guimarães. Na ocasião, o time retornava para Pelotas após disputar um amistoso em Vale do Sol, contra o Santa Cruz. No mesmo ano, a equipe caiu para a Divisão de Acesso do Gauchão.
De lá para cá, o clube se reergueu. Em 2013, retornou à elite do futebol local. No ano passado, conquistou o vice-campeonato da Série D do Brasileirão, o que lhe deu direito de disputar a Série C após quatro anos. Sob o comando do técnico Rogério Zimmermann desde 2012, o Xavante voltou a se tornar a principal força do interior gaúcho, terminando o Estadual na terceira colocação em 2014 e 2015, atrás somente da dupla Gre-Nal.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 x 0 BRASIL DE PELOTAS
SÉRIE C DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Publicidade
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Data: 17 de outubro de 2015
Horário: 16 horas (de Brasília)
Público: 63.903 torcedores
FORTALEZA: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thalysson (Elias); Auremir (Pio), Corrêa, Daniel Sobralense, Éverton e Maranhão (Ricardo Jesus); Lúcio Maranhão
Técnico: Marcelo Chamusca
BRASIL: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia (Gustavo Papa); Cleverson (Galiardo) e Nena (Cirilo)
Técnico: Rogério Zimmermann
Publicidade
This website uses cookies.