O termo em inglês “brain rot” recebeu o título de palavra do ano pela Universidade de Oxford, que edita o dicionário Oxford. A decisão foi por meio de votação pública, que contou com a participação de mais de 37 mil pessoas.
Em português, a tradução pode ser entendida por “cérebro apodrecido” ou “deterioração cerebral”. A expressão tem se popularizado meio das redes sociais e está associada à ação de passar horas rolando o feed das redes sociais. Embora não existam evidências clínicas que o cérebro realmente se deteriore, os sintomas desse comportamento é investigado por pesquisadores.
LEIA TAMBÉM: É possível ‘apodrecer’ o cérebro por excesso de rede social? Veja o que diz a ciência
Publicidade
Um artigo publicado pelo Newport Institute afirma que a sensação de “cérebro apodrecido” vem da sobrecarga de informações digitais, o que pode resultar em problemas de concentração ou produtividade, até quadros de saúde mental.
O consumo exacerbado de informações simples demais também tende a afastar as pessoas de atividades e conteúdos mais complexos, que demandam interpretação mais profunda e resolução de problemas, reforçando essa sensação de “perda da inteligência”.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.