A Diocese de Santa Cruz do Sul, por meio da Ação Social Diocesana de Santa Cruz (Asdisc), realiza o 22º Encontro Diocesano das Sementes Crioulas na próxima quarta-feira, 14. Com o tema É o encontro dos agricultores e agricultoras com suas sementes e origens, as atividades terão início às 8 horas, no Salão da Paróquia São João Batista, em Boqueirão do Leão.
A programação começa com acolhida e recepção, e depois haverá um momento de espiritualidade e bênção das sementes com o bispo dom Aloísio Alberto Dilli e frei Cesar dos Santos Machado. Na sequência, haverá oficinas agroecológicas e após será servido o almoço ao custo de R$ 15,00 por pessoa.
No período da tarde, haverá momento cultural com Antônio Gringo, relatos e debates sobre as oficinas e troca de sementes entre as guardiãs e guardiões de toda a região. As atividades se estendem até as 16 horas. A organização do evento pede que os participantes levem sementes crioulas para trocar com os demais e um quilo de alimento não perecível, que será destinado para ação solidária.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Sementes crioulas de Ibarama serão guardadas em banco mundial na Noruega
Informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (051) 99643 0119 ou (051) 99512 9214. Em 2022, o encontro teve como tema Agricultura familiar e agroecologia: sinais de esperança e ocorreu na Paróquia Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul.
O diferencial do evento deste ano, segundo o técnico agrícola da Ação Social Diocesana de Santa Cruz, Maurício Queiroz, é a realização de quatro tendas temáticas no período da manhã. Elas levam o nome dos elementos principais que compõem a natureza.
Publicidade
“São quatro espaços de formação: um deles será a Terra, que se destinará ao cuidado com a sementes crioulas; outro se chamará Água, que vai se dedicar a questões sobre cisternas e recuperação de fontes. O espaço chamado Ar vai falar sobre cuidados gerais com o meio ambiente, mas principalmente sobre a produção de biofertilizantes. No Sol e Fogo, vai se trabalhar a questão do cooperativismo e a importância de atuar em grupo”, explica.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.