ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Boqueirão do Leão está sem energia elétrica, internet e água potável

Fotos: Defesa Civil/Divulgação/GS

O município de Boqueirão do Leão está há dois dias sem energia elétrica, internet e água potável em consequência dos estragos causados pelo grande volume de chuva nos últimos dias. O coordenador da Defesa Civil, Leandro Peterson, informou que não há condições de abastecer a cidade por falta de energia.

Além disso, o acesso a outras regiões é limitado, com a única rota ainda viável, embora em precárias condições, pela localidade de Alto Paredão, em Santa Cruz do Sul. A Prefeitura esteve nesta quinta-feira, 2, com equipes trabalhando para tentar liberar a ERS–422, que faz a ligação com Barros Cassal.

Publicidade

LEIA MAIS: Ponte sobre o Rio Jacuí deve ser fechada nas próximas horas

Publicidade

O volume de chuva entre segunda, 29, e essa quarta-feira, 1º, em Boqueirão do Leão, passou de 800 milímetros. Peterson informou que não há número conclusivo de pessoas desalojadas por falta de condições de acessar as comunidades. “São quedas de barreira muito grandes. A água movimentou muita pedra, tem lugares que vamos levar, no mínimo, dez dias para acessar”, explica.

O coordenador da Defesa Civil disse que a prioridade é atender as pessoas. “É a preservação da vida”, destaca. Além disso, as equipes tentam fazer o possível para que cheguem alimentos e medicamentos à população. Um médico e uma enfermeira fazem o deslocamento a pé para atender aos casos mais críticos e levar remédios.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: voluntários se mobilizam para limpar as ruas de Sinimbu

Publicidade

Peterson explica que a internet está disponível apenas no ponto da Defesa Civil. “Estamos tentando buscar um gerador para instalar na Defesa Civil para conseguir manter o canal de comunicação aberto”, afirma. Conforme o coordenador, a previsão de retorno da energia elétrica não é animadora, pois depende da Certel, que também está com muito trabalho na região do Vale do Taquari.

Acrescenta ainda que o município vai precisar de doações de alimentos, colchões e cobertores. “Mas estamos com dificuldade de sair do município e buscar e também para as pessoas acessarem a cidade”, observa.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta