Bombeiros voluntários, cadastrados ou não no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), assim como profissionais de campo da pesquisa Epicovid, poderão ser vacinados contra o coronavírus nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Um total de 970 doses da reserva técnica que estava na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, foram distribuídas nesta sexta-feira, 16, juntamente com os imunizantes recebidos no início da manhã. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Cruz do Sul, recebeu 80 doses – 40 para profissionais da Epicovid e 40 para bombeiros voluntários.
“Os bombeiros voluntários estão na categoria de profissionais no combate à pandemia, ou seja, no transporte de pacientes Covid, fiscalização dos protocolos de Distanciamento Controlado, organização de drive-thru de vacinação e outras ações na rua. Como essa categoria não tinha sido contemplada anteriormente, estamos enviando doses agora. Eles se enquadram na resolução do Ministério da Saúde de trabalhadores da força de segurança e salvamento”, explicou Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). “Quem determinou a quantidade de doses a ser enviada a cada município foram os próprios gestores municipais, em um levantamento com as associações de bombeiros voluntários”, completou.
LEIA MAIS: Estado recebe 441.550 vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira
Publicidade
As doses destinadas a profissionais da pesquisa Epicovid, estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e universidades parceiras, serão aplicadas nas pessoas que visitam as casas e realizam questionários e testes diagnósticos em moradores gaúchos. A pesquisa visa determinar a prevalência de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul.
Serão 105 doses destinados a bombeiros voluntários cadastrados no CBMRS e 630 não cadastrados, 215 doses aos profissionais de campo da Epicovid e 20 doses para moradores de quilombos ainda não imunizados.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai vacinar pessoas com 62 ou 63 anos neste sábado
Publicidade
Scab
O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (Scab), regularizado no Estado em 2019, compreende a atividade desenvolvida por pessoa física ou pelo ente federativo municipal, de forma supletiva e sob a cooperação, regulamentação, credenciamento e fiscalização do CBMRS. Também conhecido como bombeiros voluntários, o Scab atua, sob coordenação do CBMRS, nas ações de prevenção e combate de incêndios, de buscas e salvamentos e ações de defesa civil, simultaneamente ou isoladamente, podendo somar-se ao efetivo das guarnições militares, mediante Termo de Adesão Individual ou Termo de Cooperação (Estado-Município).
O CBMRS publicou a regulamentação necessária para credenciamento das unidades de Scab existentes no Estado, que possibilitará maior integração, padronização e controle do treinamento e atividades dos voluntários, garantido a segurança tanto de profissionais quanto da comunidade em geral. Atualmente, oito credenciados adotam os procedimentos e requisitos necessários para a atividade do Scab, e 27 já iniciaram o processo de credenciamento.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS