Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho participaram de um curso de formação e reciclagem durante o último final de semana. Foram 20 bombeiros participantes que acompanharam a explicação de temas como combate a incêndios urbanos – equipamentos de proteção individual, eletricidade, ventilação tática, busca e salvamento em incêndios, manobras com mangueiras, hidráulica e táticas de combate a incêndios. Também foram repassadas orientações sobre resgate veicular básico, como desencarceramento em veículos de passeio e cargas, e sobre primeiros socorros básicos – entre eles, técnicas de imobilização em prancha rígida e uso de colar cervical.
O curso foi ministrado por membros do comitê técnico da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, que atuam como bombeiros voluntários na cidade de São Sebastião do Caí. Conforme o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, Darci Wagner, o curso é de extrema importância, pois prepara os bombeiros para novas diretrizes e protocolos e melhora, assim, os atendimentos.
O presidente da entidade, Rudinei de Lima, lembra que essa é a maior turma já formada nos 20 anos dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho. “Não sabíamos o real funcionamento da Voluntersul. Nos aproximamos e vimos a importância e os benefícios de sermos associados a essa entidade representativa dos Bombeiros Voluntários”, disse.
Publicidade
Lima também agradeceu a direção da Escola Lindolfo Silva pela cedência do espaço para a promoção das atividades teóricas e práticas, além do apoio das empresas: Centro Serra Extintores, Danúbio Viagens, Oficina do Eurico, Leno Zuchetto, Extintores Kohler e Mercado Soares, que disponibilizaram materiais para a formação.
O curso foi totalmente gratuito para os voluntários, sendo investida verba específica da corporação para este fim. O coordenador regional da Voluntersul, Fabricio Ceolin, destaca que esta foi a primeira vez que a entidade, que coordena mais de 40 corporações voluntárias no Estado, ministra um curso de formação para a corporação de Sobradinho. Segundo ele, o treinamento foi desenvolvido com o objetivo de dar aos participantes os conhecimentos e as experiências práticas necessárias para evitar acidentes e também responder a um incidente.
LEIA TAMBÉM: Sindicato dos Trabalhadores Rurais doa mais de R$ 5 mil para os bombeiros voluntários
Publicidade
This website uses cookies.