Três municípios deixaram de ser atendidos, a partir desta terça-feira, 2, pela Associação Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gerson Schirmer, que se disse “cansado de correr atrás”. Ele afirmou não ter recebido retorno de duas Prefeituras quanto à renovação do convênio.
Das três, apenas Estrela Velha confirmou aos Bombeiros que não terá condições de efetuar o repasse devido às dificuldades financeiras. Já Arroio do Tigre e Lagoão não deram resposta. Entretanto, o primeiro passa a contar com sua própria corporação já nesta semana e o atendimento, inicialmente, será restrito a este município.
Com isso, a área de abrangência dos Bombeiros Voluntários passa a compreender cinco municípios: Sobradinho, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete e Segredo. Schirmer, porém, ressalta que a corporação não deixará de atender graves acidentes nos municípios que não-conveniados. A restrição vale para os demais atendimentos, como combate a incêndios.
Publicidade
Dos cinco municípios conveniados, os Bombeiros Voluntários receberam um total de R$ 48 mil em repasses no final do ano. A maior quantia partiu da Prefeitura de Sobradinho, com R$ 20 mil. Schirmer destaca que, graças aos convênios e também às doações anônimas e de entidades, a corporação fechou 2017 no azul.
Ocorrências
Os Bombeiros Voluntários atenderam 28 ocorrências durante o mês de dezembro. Foram 10 incêndios, que consumiram 18,1 mil litros de água; 6 remoções de pacientes necessitados; 7 ocorrências de urgência e emergência incluindo acidentes e 5 participações da corporação em eventos. Conforme Fabricio Ceolin, bombeiro responsável pelas estatísticas, em 2017 a corporação atendeu 459 chamados no Centro Serra.
Publicidade
Foram 123 atendimentos de urgência e emergência; 48 incêndios; 218 ocorrências envolvendo remoções, e 70 atendimentos a eventos, prestação de serviços e apoio a ocorrências. Ceolin destaca que o mês com mais registros de acidentes e casos de emergência foi julho de 2017, com 18 ocorrências. A maior incidência de incêndios foi em dezembro, com 10 casos.
O maior número de remoções foi no mês de maio, com 30 casos. Já os meses de julho e outubro empataram com 14 registros cada envolvendo atendimentos a eventos, incluindo palestras, prestação de serviços e apoio a ocorrências. Em 2017, em suas operações, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho utilizaram 240,3 mil litros de água.
Publicidade
This website uses cookies.