Santa Cruz do Sul

Bombeiros vão seguir com resgates em Santa Cruz durante a madrugada

O trabalho de resgate de pessoas ilhadas coordenado pelo Corpo de Bombeiros prosseguirá durante a madrugada desta quarta-feira, 1º. A operação está envolvendo 50 bombeiros militares e 15 embarcações, além de servidores da Defesa Civil e voluntários, e está priorizando atendimentos nas regiões do bairro Várzea, com ênfase na Praia dos Folgados, e Rio Pardinho.

Além disso, a área de Monte Alverne também passou a representar situação preocupante. A informação foi apresentada durante a segunda reunião do Gabinete de Crise convocado pela prefeita Helena Hermany para enfrentar os problemas ocasionados pela cheia do Rio Pardinho.

LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Na avaliação do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), José Joaquim Dias Barbosa, o nível de inundação do curso d’água segue aumentando. “Continua chovendo nas cabeceiras do rio e a água está descendo com muita força”.

Além da remoção, a Defesa Civil segue trabalhando na elaboração de decretos e pareceres técnicos, especialmente focados em calcular dados relevantes para a operação. O uso de aeronave para o resgate de pessoas ainda não foi possível devido à falta de teto para voo na região. O campo do Parque da Oktoberfest já está referenciado como local de pouso. A partir desta quarta-feira, o efetivo do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) deverá retornar à Santa Cruz do Sul e se somar às frentes de trabalho que estão sendo desenvolvidas.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo decreta situação de emergência

Publicidade

O encontro contou com a participação de membros do secretariado municipal, servidores, representantes do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Brigada Militar, da RGE, da Corsan, do deputado federal Heitor Schuch e do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Gerson Trevisan. Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, no Salão Nobre do Palacinho, às 11 horas.

Famílias acolhidas e doações

A prefeita Helena Hermany salientou que a Administração Municipal está com toda sua estrutura dirigida para atender os desabrigados. “Estamos preocupados em salvar as pessoas. Estamos procurando acolhê-las da melhor maneira, para que se sintam bem nas instalações que providenciamos”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que, quem quiser levar donativos, até as 22 horas desta terça-feira, 30, as equipes estarão trabalhando no Pavilhão Central, do Parque da Oktoberfest. Já na quarta-feira, 1º de maio, a partir das 8 horas o local será reaberto e seguirá no recebimento de doações durante todo o dia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo está incluído em área de risco de inundação severa

De acordo com a titular da pasta, Priscila Froemming, entre os itens mais necessários estão produtos de higiene e limpeza, pratos, copos e talheres descartáveis, colchões, roupas de cama, travesseiros, toalhas, calçados, roupas da estação e ração para animais. Às pessoas e empresas que queiram contribuir com refeições, pede-se que sejam disponibilizados lanches, como sanduíches, por exemplo.

Os desabrigados estão sendo acolhidos nos pavilhões 2 e 3 do Parque da Oktoberfest. Até o fim da tarde desta terça-feira, cerca de 40 famílias chegaram a esses locais. Com a expectativa de aumento do número de pessoas que necessitam de alojamento, uma estrutura será preparada no Ginásio Poliesportivo Arnão, com o auxílio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Município de Segredo registra segunda morte da região por causa da enchente

As oito casinhas típicas do Parque da Oktoberfest também estão sendo utilizadas para o acolhimento das pessoas, em especial o público idoso e as crianças. Estruturas para recreação das crianças também estão sendo disponibilizadas no Centro de Eventos. Aos desabrigados é fornecido alimentação, serviços de saúde, como médico, enfermeiros além de profissionais da psicologia e da psiquiatria. No local também foi disponibilizada uma estrutura para atendimento aos animais que são trazidos pelas famílias.

Contatos

As famílias que ainda necessitam de algum auxílio devem contatar a Defesa Civil, pelos telefones (51) 98967-5168 (somente WhatsApp) ou 51 98967-5636 (ligações), ou ainda o da Guarda Municipal, pelo 153.

Publicidade

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.