O trabalho de resgate de pessoas ilhadas coordenado pelo Corpo de Bombeiros prosseguirá durante a madrugada desta quarta-feira, 1º. A operação está envolvendo 50 bombeiros militares e 15 embarcações, além de servidores da Defesa Civil e voluntários, e está priorizando atendimentos nas regiões do bairro Várzea, com ênfase na Praia dos Folgados, e Rio Pardinho.
Além disso, a área de Monte Alverne também passou a representar situação preocupante. A informação foi apresentada durante a segunda reunião do Gabinete de Crise convocado pela prefeita Helena Hermany para enfrentar os problemas ocasionados pela cheia do Rio Pardinho.
LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo
Publicidade
Na avaliação do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), José Joaquim Dias Barbosa, o nível de inundação do curso d’água segue aumentando. “Continua chovendo nas cabeceiras do rio e a água está descendo com muita força”.
Além da remoção, a Defesa Civil segue trabalhando na elaboração de decretos e pareceres técnicos, especialmente focados em calcular dados relevantes para a operação. O uso de aeronave para o resgate de pessoas ainda não foi possível devido à falta de teto para voo na região. O campo do Parque da Oktoberfest já está referenciado como local de pouso. A partir desta quarta-feira, o efetivo do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) deverá retornar à Santa Cruz do Sul e se somar às frentes de trabalho que estão sendo desenvolvidas.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo decreta situação de emergência
Publicidade
O encontro contou com a participação de membros do secretariado municipal, servidores, representantes do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Brigada Militar, da RGE, da Corsan, do deputado federal Heitor Schuch e do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Gerson Trevisan. Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, no Salão Nobre do Palacinho, às 11 horas.
Famílias acolhidas e doações
A prefeita Helena Hermany salientou que a Administração Municipal está com toda sua estrutura dirigida para atender os desabrigados. “Estamos preocupados em salvar as pessoas. Estamos procurando acolhê-las da melhor maneira, para que se sintam bem nas instalações que providenciamos”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que, quem quiser levar donativos, até as 22 horas desta terça-feira, 30, as equipes estarão trabalhando no Pavilhão Central, do Parque da Oktoberfest. Já na quarta-feira, 1º de maio, a partir das 8 horas o local será reaberto e seguirá no recebimento de doações durante todo o dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo está incluído em área de risco de inundação severa
De acordo com a titular da pasta, Priscila Froemming, entre os itens mais necessários estão produtos de higiene e limpeza, pratos, copos e talheres descartáveis, colchões, roupas de cama, travesseiros, toalhas, calçados, roupas da estação e ração para animais. Às pessoas e empresas que queiram contribuir com refeições, pede-se que sejam disponibilizados lanches, como sanduíches, por exemplo.
Os desabrigados estão sendo acolhidos nos pavilhões 2 e 3 do Parque da Oktoberfest. Até o fim da tarde desta terça-feira, cerca de 40 famílias chegaram a esses locais. Com a expectativa de aumento do número de pessoas que necessitam de alojamento, uma estrutura será preparada no Ginásio Poliesportivo Arnão, com o auxílio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Município de Segredo registra segunda morte da região por causa da enchente
As oito casinhas típicas do Parque da Oktoberfest também estão sendo utilizadas para o acolhimento das pessoas, em especial o público idoso e as crianças. Estruturas para recreação das crianças também estão sendo disponibilizadas no Centro de Eventos. Aos desabrigados é fornecido alimentação, serviços de saúde, como médico, enfermeiros além de profissionais da psicologia e da psiquiatria. No local também foi disponibilizada uma estrutura para atendimento aos animais que são trazidos pelas famílias.
Contatos
As famílias que ainda necessitam de algum auxílio devem contatar a Defesa Civil, pelos telefones (51) 98967-5168 (somente WhatsApp) ou 51 98967-5636 (ligações), ou ainda o da Guarda Municipal, pelo 153.
Publicidade
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙