Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Rio Pardo salvou um bebê de apenas dez dias neste sábado, 21. O pequeno Antônio Borges se afogou com leite materno, por volta das 17h40, em uma residência da Rua Nativo Bandeira, Bairro Jardim Boa Vista. Os pais, muito abalados, chegaram a cogitar que a criança tinha falecido.
Foi então que vizinhos ouviram a movimentação e pegaram a criança, a levaram até o quartel, sendo atendidos pela equipe de plantão, composta por quatro agentes. No local, o soldado Luis Eduardo Gaedke Oliveira rapidamente aplicou a chamada manobra de Heimlich.
A técnica consiste em uma compressão abdominal, capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano. Feito o procedimento, o bebê voltou a respirar, ainda que com uma dificuldade inicial.
Publicidade
O bombeiro e também enfermeiro, soldado Wagner Hertz Valentim, avaliou o pequeno Antônio e viu que ele estava fora de risco. “A manobra de Heimlich é uma técnica que deveria ser de conhecimento de todos, pois se aplicada logo após uma situação de engasgo, facilita o salvamento, que pode não ocorrer quando acontece deslocamentos até algum local para atendimento. Graças a Deus que chegaram essas pessoas buzinando aqui no quartel e conseguimos agir rápido e salvar o bebê”, comentou o soldado Wagner.
Após ser atendida pelos bombeiros de Rio Pardo, a criança de dez dias foi encaminhada para o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP) e passa bem.
Publicidade
This website uses cookies.