Categories: Polícia

Bombeiros salvam bebê de dez dias afogado com leite materno

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Rio Pardo salvou um bebê de apenas dez dias neste sábado, 21. O pequeno Antônio Borges se afogou com leite materno, por volta das 17h40, em uma residência da Rua Nativo Bandeira, Bairro Jardim Boa Vista. Os pais, muito abalados, chegaram a cogitar que a criança tinha falecido.

Foi então que vizinhos ouviram a movimentação e pegaram a criança, a levaram até o quartel, sendo atendidos pela equipe de plantão, composta por quatro agentes. No local, o soldado Luis Eduardo Gaedke Oliveira rapidamente aplicou a chamada manobra de Heimlich.

A técnica consiste em uma compressão abdominal, capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano. Feito o procedimento, o bebê voltou a respirar, ainda que com uma dificuldade inicial.

Publicidade

O bombeiro e também enfermeiro, soldado Wagner Hertz Valentim, avaliou o pequeno Antônio e viu que ele estava fora de risco. “A manobra de Heimlich é uma técnica que deveria ser de conhecimento de todos, pois se aplicada logo após uma situação de engasgo, facilita o salvamento, que pode não ocorrer quando acontece deslocamentos até algum local para atendimento. Graças a Deus que chegaram essas pessoas buzinando aqui no quartel e conseguimos agir rápido e salvar o bebê”, comentou o soldado Wagner.

Após ser atendida pelos bombeiros de Rio Pardo, a criança de dez dias foi encaminhada para o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP) e passa bem.

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.