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Bombeiros implantam aplicativo para receber chamadas de emergência

Uma nova tecnologia está sendo implementada no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. O projeto E193, criado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e cedido gratuitamente ao Estado, é composto por três módulos distintos integrados. Um deles, “Firecall”, é um aplicativo para smartphone ou tablet onde as guarnições recebem chamados de emergência pela web.

Os outros dois são compostos por um banco de dados. Por último, está o “Ebombeiro”, sistema que auxilia na coordenação do serviço de emergência nos Centros de Operação de Bombeiro Militar.

Até o início de maio, o E193 atendeu a 2.353 ocorrências de emergência, monitorando, em média, 158 viaturas prontas para operação. O projeto piloto foi lançado em dezembro de 2015, em Erechim e Passo Fundo. Neste ano, o sistema foi implantado em Santa Maria, Ijuí, Cruz Alta e Bento Gonçalves. Até julho, o CBM espera instalar o sistema em todos os municípios gaúchos com população superior a 80 mil habitantes que possuam unidades da corporação.

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Controle e organização

A partir do sistema, é possível controlar o serviço de emergência, com visão local, regional e estadual. Os comandos possuem a visão total do que ocorre em tempo real, com resumo do emprego das guarnições e georreferenciamento das ocorrências. O CBM poderá ter, também, o acompanhamento de produtividade das unidades em tempo real. A nova tecnologia agrega, também, transparência aos atendimentos de emergência, pois permite o acompanhamento das ações do CBMRS nas redes sociais.

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Os centros de operações que já estão operando com o sistema mantêm um controle preciso que acionamento do serviço do CBMRS pelo telefone 193. O operador possui o conhecimento dos integrantes das guarnições, do horário de chegada e saída das ocorrências, recebendo automaticamente o encerramento da atividade e a liberação das viaturas para novas ocorrências.

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