A partir desta quinta-feira, 24, a região passa a contar com o atendimento dos salva-vidas nas áreas de banho. Ao todo, serão 15 bombeiros que atuarão até o final de fevereiro em três municípios – Rio Pardo, Vale Verde e Cachoeira do Sul. Ainda assim, aqueles que optam por se banhar em áreas onde não há presença das equipes de resgate devem redobrar os cuidados. Os casos de afogamentos costumam se intensificar neste período, em que as pessoas procuram rios, açudes e lagoas para se banharem.
Durante o lançamento da Operação Golfinho, o comandante do 6° Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel César Bonfanti, falou sobre a preocupação dos bombeiros em relação aos casos de afogamentos. “A nossa região é uma das que mais morrem pessoas afogadas, não só em rios, mas em lagos e açudes também”. Por isso, se manter nas áreas com salva-vidas, sempre que possível, e respeitar os horários de banho é fundamental. “A maioria das mortes na nossa região é em locais não apropriados para banho, como açudes, lagoas ou rios”. Os bombeiros permanecem diariamente nos postos das 9 às 13 horas e das 15 às 19 horas.
Segundo o comandante, em muitos casos as pessoas entram na água sem conhecer o local, o que torna mais arriscado. Mas mesmo os que conhecem os locais de banho devem ficar atentos para possíveis alterações. “Lugares que eram apropriados para banho no ano passado é bem possível que esse ano não tenham mais condições próprias. No lugar onde não tinha nada, hoje pode ter um tronco de árvore, uma pedra. É preciso verificar o local antes”.
Publicidade
Os postos
Em Rio Pardo, haverá salva-vidas na Praia dos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira. No município de Vale Verde os profissionais estarão no Balneário de Monte Alegre. Já em Cachoeira do Sul, eles permanecerão na Praia Nova. Em cada posto ficam três salva-vidas. No Litoral, Norte e Sul, a Operação Golfinho teve início no último dia 19. Nos locais privados, como balneários onde há cobrança de ingresso e clubes, as pessoas devem verificar com os proprietários se há presença de salva-vidas.
LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUINTA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.