Somente nessa quarta-feira, 12, o Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 18 casos de incêndio em vegetação na região. O número foi apurado pela reportagem em levantamento no início da manhã desta quinta, em contato com as corporações de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires, Vera Cruz, Cachoeira do Sul e Encruzilhada do Sul.
Todas as corporações relatam que têm atendido ocorrências do tipo diariamente nas últimas semanas. Em Cachoeira do Sul foram cinco nessa quarta. Em Venâncio Aires foram três casos, sendo dois com destruição de lavouras de milho.
LEIA TAMBÉM: Região deve ter calor histórico neste fim de semana; procura por ar-condicionado cresce
Publicidade
A corporação da Capital do Chimarrão, que também atende a vizinha Mato Leitão, divulgou um balanço: são 64 registros de incêndios em vegetação, lavouras, lixo e entulhos desde o início de novembro de 2021. Em Santa Cruz do Sul, este número já passa de cem.
O forte calor que atinge a região, aliado ao tempo muito seco, favorece a propagação do fogo. A avaliação é que a maior parte dos incêndios ainda começa em ações deliberadas, de pessoas que pretendem queimar lixo, restos de poda ou a própria vegetação de determinada área, mas as chamas acabam saindo do controle.
LEIA TAMBÉM: Mais três municípios decretam situação de emergência na região
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!