Polícia

Bombeiro formado em Santa Cruz salva motorista de acidente em dia de folga

O passeio com a esposa pelo interior de Gramado, nessa segunda-feira, 18, terminou de uma maneira surpreendente para o bombeiro militar Pedro Rizza dos Santos. Ele salvou um motorista de caminhão, que acabou caindo em um barranco na estrada de Linha Ávila Baixo. Ao presenciar o acidente, não teve dúvidas sobre o que fazer e, mesmo estando de folga, arriscou a própria vida para retirar o condutor do veículo, que ficou apoiado em uma pequena árvores e corria risco de despencar ainda mais.

Natural de Porto Alegre, Santos tem 27 anos e fez o curso de bombeiro militar em Santa Cruz do Sul, em 2019. Depois de formado, foi destacado para atuar em Gramado, onde trabalha desde então. Nessa segunda, no entanto, não precisava trabalhar. Contudo, ao ver o caminhão-guincho carregado com um automóvel cair no penhasco ao dar passagem para uma caminhoneta que vinha logo atrás, não hesitou ao se colocar à disposição. “Na hora, a gente não pensa, só sabe que precisa fazer”, resumiu.

LEIA TAMBÉM: Condutor salta de carreta após perceber problema mecânico

Publicidade

O motorista resgatado e o bombeiro militar Pedro Rizza dos Santos, no dia seguinte ao acidente

Para o motorista resgatado, que gravou um áudio no WhatsApp para agradecer, Santos foi um enviado de Deus. “Eu fiquei muito abalado. Ele estava passando pelo local e me socorreu, quebrando o vidro. Agradeço a Deus por essa pessoa estar ali naquela hora. Quando a gente vê a morte perto da gente, não tem preço para pagar quem nos ajuda numa hora dessas”, afirmou.

Com a impossibilidade de abrir as portas para retirar o condutor do caminhão, Santos utilizou uma faca resistente, que tinha no carro, para quebrar o para-brisa dianteiro. Foi através dessa abertura, que o motorista conseguiu sair. A principal preocupação do bombeiro era que o veículo caísse ainda mais. Segundo explicou, a queda foi interrompida por uma árvore, a mais ou menos cinco metros, mas o barranco tinha, pelo menos, 15 metros de altura. “Se isso acontecesse, ele pararia em um riacho. Meu primeiro pensamento foi que ele pudesse estar esmagado”, relatou.

LEIA TAMBÉM: Bombeiros controlam incêndio em empresa no Distrito Industrial

Publicidade

O acidente aconteceu por volta das 17 horas e o resgate durou mais de 15 minutos, já que Santos não contava com equipamento de segurança e nem os utensílios adequados para a ação. A esposa de Santos, Maria Eduarda, no momento de salvamento, ficou responsável por fazer contato com o Corpo de Bombeiros de Gramado, cuja sede fica a cerca de 10 quilômetros de distância do local do acidente. Na região, porém, não há sinal de telefonia. Ao bombeiro, coube a função de tranquilizar o motorista e fazer uma rápida avaliação das condições de saúde, para levá-lo de volta à estrada. “Ele não podia se mexer muito, para não forçar o caminhão e cair ainda mais”, disse.

Depois de abrir o para-brisa e tirar o motorista de dentro do caminhão, Santos contou com a ajuda de outras pessoas que passavam pelo local para puxá-los até a estrada. O caminhoneiro, que usava cinto de segurança no momento do acidente, não teve nenhum ferimento. Uma guarnição dos bombeiros chegou cerca de meia hora depois de tudo estar resolvido, devido à distância. Na manhã desta terça-feira, 19, o veículo foi retirado. “Eu não pensei que poderia me machucar, só pensei que precisava ajudá-lo”, finalizou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.