Uma autoridade de saúde palestina informou que ao menos quatro pessoas morreram e 13 ficaram feridas nesta quinta-feira, 6, na faixa de Gaza devido à explosão de um suposto artefato lançado pelo Exército de Israel durante sua incursão no território palestino há um ano.
O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al-Qidra, diz que o dispositivo explodiu enquanto trabalhadores palestinos ajudavam moradores a remover os escombros de uma casa destruída na cidade de Rafah, no sul da faixa de Gaza, durante a guerra de 50 dias entre o Exército israelense e o grupo radical Hamas entre julho e agosto de 2014.
Acredita-se que o aparato seja uma artilharia não detonada (UXO, na sigla em inglês) lançada sobre a casa durante um ataque aéreo israelense em meio à guerra. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, 82 pessoas morreram devido à explosão de artilharias não detonadas desde o fim do conflito.
Publicidade
De acordo com a agência das Nações Unidas para os territórios palestinos (OCHA), havia mais de 7.000 artilharias não detonadas espalhadas pela faixa de Gaza após o fim do conflito militar no ano passado. A incursão militar de Israel na faixa de Gaza em 2014 deixou mortos mais de 2.300 palestinos, incluindo 500 crianças, e 72 israelenses.
This website uses cookies.