Categories: Regional

Bolsas de estudo estimulam permanência de jovens no campo

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio e Técnico, Douglas Etges, 16 anos, começou a ter interesse pela agricultura familiar ao conhecer o ensino da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O jovem, filho único dos agricultores Geóvio e Silvane Etges, é um dos contemplados pela bolsa de estudo que é subsidiada pela Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo aos associados. Na tarde desta sexta-feira, 17, no Salão Werner, em Santa Cruz do Sul, aconteceu a renovação do convênio entre a cooperativa e a Associação Gaúcha das Escolas Família Agrícola (Agefa), mantenedora da Efasc, e a assinatura do Termo de Adesão para obtenção do benefício pelos pais dos alunos.

Com propriedade no Distrito de Boa Vista, interior de Santa Cruz do Sul, a família Etges cultiva tabaco e produtos hortifrutigranjeiros. Conforme Silvane, a bolsa de estudo é um grande incentivo para o filho. “Ele aprendeu coisas novas, sempre tem uma coisa diferente. A relação com a família mudou bastante, ele conversa e toma chimarrão com a gente”, contou. Para o jovem, o auxílio foi muito benéfico. “A escola incentiva a produção de alimentos orgânicos e saudáveis. Ela estimula permanecer na agricultura, que hoje é muito desvalorizada. Um meio de tentar trazer mais conhecimento sobre a agricultura, que antes de entrar na escola a gente não tem”, declarou o aluno.


Douglas Etges foi um dos contemplados pela bolsa,
que tem sido um grande incentivo ao jovem

Foto: Divulgação

Publicidade

Quando Douglas concluiu o Ensino Fundamental, seu objetivo era cursar o Ensino Médio e se profissionalizar no meio urbano. Entretanto, ao conversar com um amigo e vizinho, egresso da Efasc, se interessou e decidiu junto com os pais ingressar na instituição, com o intuito de permanecer no campo. Atualmente, com incentivo dos monitores da escola agrícola, ele mantém um projeto com mais cinco colegas, desde fevereiro, a Feira Jovem de Boa Vista, onde todos os sábados de manhã são vendidas hortaliças e frutas sem agrotóxicos e alguns produtos convencionais, provenientes da própria produção. Entre os planos do jovem estão expandir a feira para Linha Santa Cruz e mais adiante cursar uma Graduação de Engenharia Ambiental ou Administração. 

BOLSAS

As bolsas de estudo da Efasc, subsidiadas pela Sicredi VRP há oito anos, contemplam 54 estudantes em 2016. O benefício tem um investimento de R$ 3 mil por aluno/ano e beneficia até 60 filhos de associados. O valor investido é advindo do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), aprovado em Assembleia Geral Ordinária. “Nosso foco é no futuro dos jovens rurais, bem como no desenvolvimento regional. É uma forma de incentivo à educação das famílias de associados e da permanência dos jovens no campo com profissionalismo técnico”, explicou o presidente da cooperativa, Heitor Álvaro Petry. 

Publicidade

Além de Petry, estiveram presentes no Evento de Renovação do Convênio o diretor Executivo da Sicredi VRP, Márcio Algayer; o presidente da Agefa, Elton Roberto Hein; e o coordenador da Efasc, João Paulo Reis da Costa. A escola de Ensino Médio e Técnico em Agricultura trabalha com a pedagogia da alternância e possui 98 estudantes oriundos de 12 municípios do Vale do Rio Pardo, 59 jovens em estágio curricular e 151 egressos.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.