Regional

BNDES aprova R$ 32 milhões para levar internet de qualidade a escolas e residências de áreas rurais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 32 milhões para projeto que levará conexão de internet banda larga de qualidade a 24 escolas públicas e 2 mil residências em áreas rurais do Rio Grande do Sul.

Os recursos provêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), do qual o BNDES é agente financeiro. Serão destinados à construção de 410 quilômetros de rede de fibra ótica para as conexões das escolas e de 82 quilômetros de rede de alta capacidade, ligação entre o núcleo da rede (backbone) e sub-redes periféricas.

LEIA TAMBÉM: 5G foi liberado em Santa Cruz e outros 16 municípios da região em setembro

Publicidade

O projeto da Coprel Telecom ainda prevê a implantação de infraestrutura interna de internet nas 24 escolas com novas conexões e em outras 34 unidades de ensino, impactando 4.726 alunos em 58 colégios de 33 municípios do Estado.

A operação segue as condições de apoio do Programa BNDES Fust, com custo financeiro em Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do banco, que é menor em financiamentos a projetos de provedores que incluam unidades de ensino em suas rotas de expansão.

LEIA TAMBÉM: BNDES investe em vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Fiocruz

Publicidade

O diretor de Desenvolvimento produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, destaca que com recursos do Fust, o apoio do BNDES à Coprel Telecom vai promover a expansão dos serviços de internet de alta velocidade aos produtores. E levará conectividade para mais de 4,7 mil alunos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social na área central do Estado.

Na região, os municípios onde há previsão de atendimento para escolas são Salto do Jacuí e Tunas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.