O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira, 20, 30 caminhonetes para a Brigada Militar (BM). Os novos veículos serão destinados ao policiamento ostensivo em Porto Alegre e no interior. O investimento é de R$ 4,7 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. Do total de veículos, 24 viaturas Mitsubishi Ll200, foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), e serão destinadas aos Batalhões de Operações Especiais (BOE) e para o policiamento ostensivo, com foco em áreas rurais.
As outras seis viaturas Mitsubishi L200, compradas com recursos do Fundo de Recursos Hídricos, serão destinadas ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). A distribuição das viaturas seguiu critérios como indicadores criminais e de abigeato. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo foram beneficiadas com novos veículos.
LEIA MAIS: Repasse de valores do ICMS à região diminui R$ 3,6 milhões
Publicidade
O governador, José Ivo Sartori, participou da entrega dos veículos, que ocorreu no Palácio Piratini. Ele ressaltou durante o ato. “Resultados não aparecem do dia para a noite, mas muita coisa vem acontecendo. Segurança e policiamento se faz com efetivo e equipamentos, mas também se faz com parcerias, seja com os municípios ou com a iniciativa privada”, destacou.
Sartori citou exemplos de parcerias que beneficiam o policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul, como as 46 viaturas e equipamentos doados pelo Instituto Cultural Floresta (organização de empresários), as 35 viaturas adquiridas pela prefeitura de Canoas, das quais 22 foram doadas para o estado, e também as sete viaturas doadas pelo Ministério Público. “Quando temos parceiras as coisas dão certo. Ajuda sempre é bem-vinda, e ela não ajuda o governo, ela ajuda toda a sociedade”, afirmou.
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, também esteve no evento.“Somados os veículos já entregues e os que estão em licitação para serem entregues, devemos alcançar, em quatro anos, no mínimo mil veículos e um efetivo de mais de quatro mil pessoas para todos os órgãos de Segurança Pública”, destacou.
Publicidade