Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

BM irá entregar ao MP relatório com informações dos dez principais autores de furtos

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Policiais vêm atuando nas ocorrências e identificando causadores de prejuízos a lojas

A quantidade de furtos a estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul vem causando preocupação à comunidade. São muitos os registros de delitos do tipo ocorridos nas últimas semanas, alguns mediante arrombamento nas madrugadas, outros durante o horário comercial.

Ciente dos fatos, a Brigada Militar trabalha para identificar e prender os autores. Contudo, em algumas situações, eles voltam às ruas no mesmo dia, liberados pela Justiça. Ao longo das últimas semanas, o Setor de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) analisou os casos e preparou um relatório com os dez principais autores de furtos no comércio de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM

Seus nomes, idades e antecedentes vão ser entregues nos próximos dias ao Ministério Público (MP). “Vamos levar essas informações, de quem está praticando os delitos, ao conhecimento do Judiciário nesse trabalho de integração entre as instituições, visando a segurança da comunidade”, comentou o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, comandante do 23º BPM, que assina o documento a ser enviado ao MP.

Publicidade

Uma série de crimes entre 11 e 20 de julho foi divulgada pela Gazeta do Sul, ilustrando a quantidade de casos. Somente no período analisado, de dez dias, foram oito ações tentadas ou consumadas no comércio.

Nesses delitos, a maioria na região central, mas também em bairros da Zona Sul, os estabelecimentos tiveram seus acessos quebrados pelos criminosos, e eletrônicos e dinheiro foram furtados. Em outros dois casos mais recentes, em 22 de julho, duas lojas do Centro foram alvos de bandidos ainda durante o horário comercial. Eles levaram um celular e produtos de higiene.

LEIA MAIS: Duas lojas são furtadas em apenas duas horas em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Detido quinta foi solto quatro horas depois

Os dez homens apontados no relatório, que tiveram seus nomes mantidos em sigilo pela polícia, foram identificados e alguns deles chegaram a ser presos pela Brigada Militar em ações recentes. Contudo, os autores dos delitos voltaram às ruas no mesmo dia, o que gerou intranquilidade na comunidade e revolta nos policiais que realizam as prisões.

Um homem de 29 anos, suspeito de ter sido o autor de pelo menos cinco dos oito crimes registrados na série entre os dias 11 e 20 de julho, chegou a ser preso por um segurança privado no dia 18, furtando dentro de uma loja do centro, mas foi solto e cometeu novos crimes no mesmo dia.

LEIA TAMBÉM

O caso mais recente de situação do tipo aconteceu nessa quinta-feira. Um homem de 31 anos foi preso por uma guarnição do 23º BPM após subtrair um pacote de fraldas em uma farmácia que fica na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Tenente Coronel Brito, no Centro. Preso com o objeto do furto, o homem confessou o crime aos PMs que o abordaram e foi levado até a delegacia, onde teve sua prisão homologada.

Publicidade

A entrada no presídio aconteceu às 17h30, porém menos de quatro horas depois, às 21h15, ele já havia sido liberado pela Justiça e estava de volta às ruas da cidade. O homem tem extensa ficha. São 31 registros policiais em que ele é suspeito ou indiciado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, furto, dano e resistência. Ele é suspeito de furtos cometidos recentemente em um supermercado da Rua Marechal Floriano, nos dias 17 e 26 de junho e 1º de julho, que são explicados no relatório a ser entregue ao MP.

Após ser detido na tarde de quinta, além de confessar o crime na farmácia, teria admitido aos policiais militares que foi o autor, junto de um comparsa, de outro furto que gerou repercussão no município, no dia 11 deste mês. Na ocasião, levaram 16 smartwatchs e dez fones de ouvido de uma loja de eletrônicos, no Centro. Não se descarta que ele tenha sido um dos autores de outro delito já na madrugada dessa sexta-feira, em uma loja de Vera Cruz, poucas horas após ser liberado do presídio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.