Polícia

BM efetiva novo sistema de comunicação via rádio digital na região

A transmissão via rádio digital realizada entre policiais nesta sexta-feira, 6, pela manhã, em solenidade no auditório do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), marcou de forma oficial o lançamento do novo sistema de comunicação da Brigada Militar (BM). A novidade foi possível graças a uma parceria entre Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e Gazeta Grupo de Comunicações, que cedeu o uso de sua antena instalada no Bairro Monte Verde para que o sistema modernizado fosse efetivado.

A cessão de uso pela Gazeta à BM está em conformidade com as novas regulamentações da Anatel, o que implica em uma série de benefícios, como ampliação da capacidade instalada de redes de telecomunicações, tendo em vista a atualização tecnológica e a melhoria da cobertura e da qualidade dos serviços prestados pelos policiais.

LEIA TAMBÉM: Como o vigilante preso fez para furtar mais de cem armas sem ser descoberto

Publicidade

Além disso, a telecomunicação irá ocorrer sem qualquer interferência de terceiros, garantido a troca de informações mais segura e eficiente. O comandante do CRPO/VRP, coronel Giovani Paim Moresco, entregou uma placa ao diretor-presidente da Gazeta, André Jungblut, e ao gestor executivo da empresa, Jones Alei da Silva, em agradecimento pela parceria.

Para o chefe regional da BM, a novidade é um grande avanço tecnológico em termos de segurança pública. “A antiga rede, chamada analógica, trazia uma série de restrições de capacidade, principalmente de distância e qualidade da comunicação. Já a digital é um avanço significativo para a nossa região e nós fizemos questão de registrar o apoio do Grupo Gazeta, pois sem ele não teríamos a capacidade técnica para possibilitar este aumento em termos da nossa capacidade de comunicação.”

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: MP deflagra operação contra influenciadora que recebia para divulgar “Jogo do Tigrinho”

Publicidade

O evento no bloco 18 da Unisc contou com a presença de policiais de toda a região e lideranças locais. Foram apresentados também os indicadores criminais do Vale do Rio Pardo, que apresentaram queda, sobretudo nos delitos mais graves, como homicídios. “Nós tivemos o ápice no ano de 2016, aqui na nossa região, com 114 homicídios. E hoje nós temos menos de 60. Isso se chegou com muito trabalho ao longo do tempo, utilizando ferramentas de gestão”, salientou Moresco.

Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.