Guarnições da Força Tática realizam treinamento

Acostumados a abordagens ostensivas que envolvam grave perturbação à ordem pública e ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico, os 32 policiais que compõe a Força Tática (FT) do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) participaram, nesta sexta-feira, 22, de um treinamento chamado de APH-C (Atendimento Pré-hospitalar de Combate).

A instrução foi realizada na sede do CRPO/VRP para os policiais que compõe as tropas de elite do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), com sede em Santa Cruz do Sul; do 2º BPM, com sede em Rio Pardo; e do 35º BPM, com sede em Cachoeira do Sul. Foi ministrada pelo segundo sargento Jeferson Melo da Silva, com o propósito de simular situações reais, onde militares são preparados para agirem nas mais diferentes situações, com a finalidade de nivelar conhecimentos teóricos e práticos para o aprimoramento contínuo da tropa.

LEIA MAIS: Mais quatro pessoas são indiciadas na Operação Camilo

Publicidade

“É um treinamento diferente do APH tradicional, pois nós trabalhamos diariamente em um ambiente hostil, conflagrado. Este, é para manter uma sobrevida ao militar durante um combate, no caso de uma emergência ao ser atingido por um disparo de arma de fogo ou mesmo uma facada”, disse Silva. Dentre os procedimentos trabalhados com o efetivo, estavam as compressões diretas, preenchimentos em pontos específicos do corpo, e uso de torniquete. “Grande parte do sangramento massivo é contido pelo torniquete, desde que sejam em extremidades. É um procedimento muito usado pelas forças policiais por que garante pelo menos duas horas até um possível socorro médico”, complementou o segundo sargento da FT.

Homenagem aos mais antigos

Ao meio-dia, foi servido um almoço aos policiais. Na oportunidade, o mais antigo integrante de cada uma das três FTs do CRPO/VRP recebeu uma placa pelos serviços prestados: soldado Heitor Franco de Lima Saraiva, pelo 2º BPM; tenente Marcelo Machado Suñe, pelo 23º BPM; e o tenente Odirlei Rogério Loreto de Moraes, pelo 35º BPM. Conforme o chefe do Estado-Maior do CRPO/VRP, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, a ação desta sexta-feira é alusiva aos eventos que antecedem o aniversário de 184 anos da Brigada Militar, que ocorrerá em 18 de novembro.

“Temos que ter em mente que o policial da FT, anteriormente conhecido com POE, os boinas pretas, é de tropa ligeira, pronto para qualquer coisa, que mandamos para zonas conflituosas onde a ocorrência extrapole o nível normal, de elevado risco. Para esse grupo, que abdica de sua vida em muitos momentos, o CRPO/VRP, na pessoa do nosso comandante, coronel Valmir José dos Reis, determinou que executássemos uma série de treinamentos, e realizássemos a devida homenagem às três FTs da nossa região”, salientou Moresco. As guarnições dos três batalhões atuam em 31 municípios do Vale do Rio Pardo, contemplando 587 mil pessoas.

Publicidade

Tenentes Marcelo e Loreto e soldado Saraiva receberam reconhecimento. | Foto: Cristiano Silva

LEIA MAIS: Policiais ministram palestra para estudantes da Ernesto Alves

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.