Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RS

BM comemora 178 anos com entrega de comendas e medalhas

A Brigada Militar comemorou 178 anos nesta quarta-feira, 18, com a realização de solenidade no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da instituição, em Porto Alegre. Durante a cerimônia, foram entregues comendas e medalhas. Entre os agraciados, estavam o vice-governador José Paulo Cairoli, a secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, o secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, e o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini. A solenidade foi prestigiada pelo governador José Ivo Sartori.

Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, a BM passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da Proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória.

Em seu pronunciamento, o governador lembrou a importância da Brigada Militar como instituição que cumpre a função de proteger e de ser a força da comunidade e, por esse papel, orgulha a todos os gaúchos. O comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, ressaltou a atuação dos brigadianos e das brigadianas, que representam o maior patrimônio da instituição.

Publicidade

Comenda da BM

Além dos representantes do Poder Executivo, também foram agraciados com a Comenda da Brigada Militar o presidente do Tribunal de Justiça, José Aquino Flores de Camargo, o presidente do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, o deputado estadual Alexandre Postal, e o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, entre outros. A homenagem destaca personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas que se distinguiram pela contribuição prestada à corporação.

Medalhas alusivas aos 178 anos

Publicidade

As medalhas entregues pela BM distinguem militares e policiais militares que, no exercício de suas funções, contribuíram para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o aprimoramento das atividades da instituição. O reconhecimento mais importante, a Cruz de Ferro, foi entregue pelo governador José Ivo Sartori e pelo vice José Paulo Cairoli ao subcomandante-geral da BM, coronel Paulo Moacyr Stoker dos Santos, entre outros.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.