Os índices de criminalidade apresentados na tarde de ontem pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/VRP) apontam um amplo crescimento no número de furto de veículos em Santa Cruz do Sul. A sensação de insegurança vista nas ruas foi comprovada nas estatísticas de 312 carros e motocicletas furtados no primeiro semestre deste ano – um crescimento de quase 75% em relação ao mesmo período no ano passado. Por outro lado, houve acréscimo também no número de recuperações de bens, que só nestes seis meses iniciais já supera o total recuperado em 2014. A Brigada Militar (BM) confirma ter identificado uma nova modalidade de crime em ação na cidade e promete operações para tirar os responsáveis das ruas.
Após a divulgação dos números, o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Valmir José dos Reis, afirmou que está trabalhando para deter esse aumento, que chega a representar cinco veículos furtados a cada três dias em Santa Cruz. “O crescimento preocupou o comando. Identificamos os envolvidos nos furtos, puxamos a ficha criminal e vamos tratar com as autoridades da área em conjunto para que todos tomem conhecimento”, explica.
O que está acontecendo, segundo o comandante regional, é que uma mesma pessoa furta por dia de três a seis veículos apenas para pedir o resgate ao dono. “Isso aí é extorsão. Já encontramos bandidos que, no final de tarde, estavam com quase R$ 5 mil no bolso apenas da negociação de resgate por veículos furtados”, afirma Reis. Já nesta semana haverá uma reunião para tratar do assunto e tomar providências que impeçam a continuidade dessa atuação criminosa na cidade.
Publicidade
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL
This website uses cookies.