A Brigada Militar recebeu uma denúncia anônima na madrugada desta quinta-feira, por volta da 1h, informando que funcionários da prefeitura de Arroio do Tigre estariam aplicando produtos químicos na Rua Jacob Pasa, no Centro. Uma guarnição se deslocou e constatou o fato. O equipamento utilizado pelos seis funcionários – cinco pulverizadores e um reservatório – foram apreendidos.
O material deve ser encaminhado para análise para saber se o produto poderia ser utilizado. A capina química, como é chamada, é considerada crime ambiental e pode trazer danos à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destaca que a prática não é autorizada em áreas urbanas e que não há nenhum agrotóxico registrado para tal finalidade. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia na tarde desta quinta-feira.
O prefeito em exercício, Vanderlei Hermes, disse que os produtos comprados pela prefeitura para esse tipo de serviço sempre foram ecológicos. “Não vi nenhuma nota com produto que não fosse ecológico”, disse. Sobre a aplicação do produto durante a noite, Hermes disse que se deve ao fato do pouco movimento das ruas e dos estacionamentos vazios. “Essa aplicação sempre foi feita durante a noite, até mesmo a pressão atmosférica ajuda o produto a assentar na planta”, explicou.
Publicidade
O vice-prefeito ainda lembrou que as horas trabalhadas na noite são compensadas em folgas durante o turno de serviço.
Pulverizadores e reservatório devem passar por análise
Publicidade
Foto: Divulgação
This website uses cookies.