Regional

Blinder Hase será a atração gastronômica dos festejos dos 170 anos de imigração alemã

Uma das atrações dos festejos dos 170 anos de imigração alemã em Rio Pardinho vai ser na área gastronômica. O tradicional bufê típico terá uma iguaria especial a ser apreciada por quem for conferir as atrações neste domingo, 20, no Centro Comunitário Evangélico. Trata-se do Blinder Hase, ou Coelho Cego na tradução literal, um prato típico originário da Alemanha que os antigos imigrantes trouxeram para o Brasil. O tradicional bolo de carne substituiu o assado de coelho (Hase, em alemão).

Como houve uma época em que a caça ao coelho na Alemanha foi proibida, a carne desse animal foi substituída pela de outras espécies. Os imigrantes trouxeram a receita para o Brasil, quando vieram em 1851. De lá para cá, ela se manteve nas famílias e também nas festividades dentro das comunidades germânicas.

LEIA TAMBÉM: Reforma de ponte centenária de Rio Pardinho está concluída

Publicidade

Um dos responsáveis pela elaboração do prato é Marcos Nothaft, que explica que é muito fácil de fazer. “Mistura-se todos os ingredientes para fazer uma massa e depois se espalha como uma espécie de bolo. Metade da farinha de rosca e de mandioca é usada no entorno do bolo. Após, vai para o forno por cerca de 90 minutos a 200 graus”, explica. O bufê no dia da festa ainda contará com o tradicional Eisbein, o joelho de porco, outra comida típica e um legado deixado pelos imigrantes.

Blinder Hase

  • Carne moída suína, carne moída de gado, cebola, tomate, alho.
  • Ovos cozidos, ovos crus, sal, farinha de trigo e farinha de rosca.
  • Farinha de mandioca, manjerona, salsa e cebolinha verde.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.