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Black Friday Brasil 2022

No próximo dia 25 de novembro, ocorre a XIII edição da Black Friday Brasil. Réplica de evento iniciado, em 1961, na Filadélfia (USA), na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano, um dia depois do feriado de Ação de Graças, e promovido em várias cidades do mundo, é considerada uma das datas mais importantes e estratégicas do varejo do Brasil.

Para os lojistas, o ideal seria que, quem quisesse participar do evento, já tivesse começado os preparativos em meados do mês de setembro, quando teria tempo para preparar toda a estratégia, envolvendo fornecedores, marketing e sua estrutura – atendimento, logística e plataforma de vendas online. Alguns pontos requerem cuidados especiais:

  1. definir quais itens terão descontos;
  2. pensar na estratégia de marketing para atrair os clientes, tanto para a loja física quanto para virtual;
  3. aproveitar o evento para fidelizar clientes, procurando conhecer o comportamento do consumidor, que, nesse dia, pode variar bastante; muitos se deixam levar pelo impulso;
  4. reforçar a segurança: tanto nas lojas físicas, com maior movimento de pessoas, quanto nas virtuais, em que a quantidade de visitas e pedidos podem travar o sistema;
  5. lembrar-se de fazer a gestão de estoque, à vista da proximidade do Natal.

Já para os consumidores, empolgados com as promoções que permitirão realizar sonhos de consumo, podendo economizar nas compras de praticamente tudo, investir por menos e até frequentar cursos com valores menores, existem muitas recomendações e dicas para se dar bem na Black Friday, sem ficar endividado e não ser vítima de “black fraudes”: 

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  1. fazer um planejamento financeiro, estabelecendo um teto de gastos e prevendo despesas do Natal, fim de ano e início de ano novo (festas, férias, material escolar, IPTU, IPVA etc);
  2. para manter o foco, fazer uma lista do que quer comprar e de quem pretende presentear
  3. não procurar somente o menor preço: muitos varejistas aproveitam a Black Friday para “desovar” estoque de produtos já superados por modelos mais novos;
  4. comparar os preços: é importante acompanhar o histórico de preço do produto para identificar eventual “maquiagem” e pesquisar outras lojas;
  5. ter poupado antes de comprar; se for tomar empréstimo, fazer as contas para verificar se, mesmo com as taxas/juros, vale a pena fazer a compra;
  6. gerenciar os cartões de crédito: cuidar com as compras parceladas.

A Black Friday pode trazer muitas ameaças, também; como já aconteceu nas anteriores, muitas lojas não atendem ao que prometeram, há falta de produtos, omitem o preço do frete (em alguns casos, é mais caro que o produto comprado), descuidam do atendimento e, principalmente, maquiam preços.

É o famoso “tudo pela metade do dobro do preço”, artimanha de aumentar o preço poucos dias antes do evento e conceder desconto; com um perfil de consumidor mais exigente, hoje em dia, o espaço para a malandragem de varejistas é cada vez menor porque as redes sociais facilitam a troca de informações entre usuários; eventual falcatrua é rapidamente replicada entre pessoas próximas e grupos, detonando com lojas.

Além disso, sites especializados já monitoram preços de lojas, alguns há vários meses, e fazem comparações o que dá ao consumidor maior segurança de que não está sendo enganado com promoções falsas. O ideal seria que o próprio consumidor já tivesse pesquisado preços para comparar com as ofertas, verificando se realmente houve uma redução.

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Outro grande risco para o consumidor são as tentativas de golpes, principalmente na internet, que ocorrem durante todo o ano, mas que nesses eventos são potencializados, com a criação de páginas e aplicativos fraudulentos para captar dados bancários e outras informações pessoais de consumidores. A Folha Online, em postagem de 09/11/2021, listou recomendações para não cair em golpes online:

  1. verificar o endereço do site;
  2. desconfiar dos primeiros links exibidos na busca do Google;
  3. evitar entrar nos sites por links que chegam pelo WhastApp ou redes sociais;
  4. procurar o produto em diferentes sites de lojas;
  5. conferir o destinatário do pagamento, principalmente por boleto ou Pix;
  6. cuidar ao fornecer informações bancárias;
  7. contatar autoridades se for vítima de algum crime online.

A  Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), preocupada para que o consumidor faça suas compras de maneira segura durante a Black Friday, também relacionou alguns cuidados, como  dar preferência aos cartões virtuais para fazer as compras online, conferir o valor na maquininha do cartão antes de digitar a senha, conferir se o cartão devolvido é o seu, nunca usar computador público ou de um estranho para efetuar compras e sempre usar em seu computador ou smartphone softwares e aplicativos originais, com antivírus atualizado.

Quase ninguém se dá conta disso, mas, o maior risco para o consumidor é o próprio consumidor! Se dinheiro na mão é vendaval, o cartão de crédito pode ser tempestade. O que leva as pessoas a comprarem tanto em um único dia, como se não houvesse amanhã? Por que é tão difícil resistir ao impulso de comprar? Para ambas as perguntas é preciso refletir se o ato de consumir é fruto de uma necessidade de compra real ou de subterfúgio às pressões do cotidiano.

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A cultura de consumo faz com que as pessoas comprem produtos ou serviços que, muitas vezes, elas não precisam. Pensando nisso, a Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal, Thaine Clemente, relacionou três dicas que ajudam a controlar o impulso por compras:

  • 1ª) avaliar se a compra é uma necessidade real  para o momento; se não for o caso, esperar;
  • 2ª) não acreditar em tudo que está escrito; desconfiar de frases do tipo “é a última do estoque”, “a promoção acaba hoje” etc;
  • 3ª) cuidar com o uso do cartão de crédito: é um ótimo aliado no dia a dia, mas, dependendo de como é utilizado, pode se tornar um inimigo para as finanças.

Mesmo com todos os cuidados, o consumidor pode constatar, frustrado, que fez uma compra errada. Nas compras por online, catálogo ou telefone, o Código de Defesa do Consumidor garante que o comprador pode pedir o cancelamento, sem qualquer justificativa, até sete dias depois de finalizado o pedido.

Nas compras em loja física, a loja não é obrigada a cancelar o pedido, a menos que não tenha aplicado o desconto prometido. Outros casos, como a falta do produto, produto com defeito, prazo de entrega não cumprido, produto não se parece com o oferecido ou está errado etc o consumidor deve procurar a loja e, caso não consiga resolver a pendência, encaminhar o assunto a órgãos de defesa do consumidor.

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Por último, vale aquela recomendação para o consumo de bebidas alcoólicas: aproveite com moderação. Como diz o educador financeiro e autor de livros, Reinaldo Domingos, “Fazer compras de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Será mais difícil deixar-se levar por impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com isso, procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro”. 

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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