Até o início de maio, 20,7 mil eleitores de Santa Cruz já foram cadastrados no sistema biométrico, o que representa cerca de 20,7% do total. Embora o município não vá adotar a nova tecnologia nas eleições deste ano, quem procurou o Cartório Eleitoral nos últimos anos já foi inserido no novo sistema.
O procedimento de cadastramento biométrico não leva mais do que dez minutos. O eleitor tem as suas impressões digitais colhidas eletronicamente e também é fotografado. Na hora de votar com a nova tecnologia, o que provavelmente ocorrerá em Santa Cruz somente em 2018, ele fará a identificação biométrica e verá a sua imagem em um monitor. Em seguida, poderá votar na urna eletrônica.
Ainda não há previsão de quando o município será obrigado a aderir ao novo sistema. “Em março do ano que vem, o TSE deve divulgar os municípios que irão utilizar a biometria em 2018. Provavelmente Santa Cruz será incluída, por seu alto índice de eleitores que já estão cadastrados”, acredita Costa.
Publicidade
Na região, municípios como Herveiras, Vale do Sol, Passo do Sobrado e Mato Leitão já realizaram o recadastramento biométrico de todo o eleitorado.
Emissão da segunda via
Quem precisa emitir a segunda via do título de eleitor já pode procurar o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul, na Rua Ernesto Alves, 760. O interessado deve estar munido de RG, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Carteira de Trabalho ou CNH e algum comprovante de residência – além de comprovante de votação ou justificação que possuir. O atendimento ocorre do meio-dia às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3711 3059 ou (51) 3717 4738.
Publicidade