ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Bioma Mata Atlântica predomina na região

Território com clima e relevo muito diversificados, além de formações florestais nativas, caracteriza a Mata Atlântica

Apenas dois municípios entre os 28 do Vale do Rio Pardo não fazem parte do bioma Mata Atlântica. Encruzilhada do Sul e Pantano Grande estão no território de abrangência do Pampa. A informação faz parte dos dados apresentados pela publicação Bioma predominante por município para fins estatísticos, divulgada na última sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estística (IBGE).

Ao trazer a lista com o bioma predominante em cada município do País a publicação define um critério para agregação de dados municipais por bioma em novos estudos. Os municípios interbiomas, ou seja, situados em mais de um bioma, são classificados de acordo com o bioma predominante – o que responde pelo maior percentual de sua área territorial.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primeira quinzena de julho será gelada, alerta Metsul

Publicidade

A Mata Atlântica também é predominante na maioria dos municípios brasileiros (2.741), seguido pela Caatinga (1.095), o Cerrado (1.062), a Amazônia (503), o Pampa (162) e o Pantanal (9). Em todo o País há 963 municípios considerados interbiomas (17% do total) e a maioria deles está em São Paulo. “Essa lista tem como objetivo disponibilizar para o usuário a maneira pela qual o IBGE vai fazer a agregação de dados por bioma em pesquisas que tenham os municípios como unidade de investigação. Isso porque existem municípios que estão situados em mais de um bioma – os interbiomas – e a gente precisa definir qual critério usar no caso da divulgação das estatísticas”, explica o geógrafo da Coordenação de Meio Ambiente do IBGE, André Assumpção.

A lista divulgada tem apenas fins estatísticos e não efeito sobre a definição legal dos biomas correspondentes a cada município. Isso significa que não há nenhum tipo de alteração em limites tanto de biomas quanto de municípios. “Se o município faz parte de dois biomas, isso não muda, não tem alteração de limite municipal, não tem alteração no limite do bioma. O município continua sendo parte dos dois biomas, mas, a partir de agora, o IBGE diz que, no caso da agregação de municípios por bioma, aquele município pertencerá ao bioma A ou ao bioma B, e o critério usado para essa definição é o de maior área”, reforça o analista.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Perdas com as enchentes no tabaco chegam a R$ 95 milhões

Publicidade

A decisão foi tomada após diversas discussões entre os pesquisadores. “O critério mais simples, que é o do bioma que ocupa o maior percentual territorial do município, se mostrou mais interessante porque tem aderência à variedade de temas com que o IBGE trabalha, além de ser de fácil compreensão e reprodução pelos usuários”, explica. A publicação possibilita a adoção da classificação para estudos de diversas temáticas com dados municipais.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Saiba mais

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta