Biólogo diz que muitos criadores trabalham com irregularidades

Ação conjunta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, na manhã da segunda-feira, 25, resultou na apreensão de 18 aves, que estavam em gaiolas e alçapões (armadilhas para captura). As equipes apontaram que nenhuma das aves têm origem de criadouros, com anilha, ou seja, eram provenientes de capturas e reprodução ilegal. Entre as espécies estavam cardeais, azulões, sanhaço-frade, coleirinho, pintassilgos, trinca-ferro e um pintagol (ave híbrida de pintassilgo com canário belga).

Analista ambiental e biólogo, Pablo Tadeu Pereira da Silva destaca que são várias as ações que a Sema realiza no combate aos crimes ambientais. “Em se tratando da fiscalização de aves, recebemos denúncias e planejamos as ações, muitas vezes, em parceria com os órgãos municipais e, também, com a Patram. Temos ainda um sistema dos criadouros amadores autorizados para ter aves silvestres”, explica.

LEIA MAIS: Pássaros silvestres são apreendidos no interior de Santa Cruz

Publicidade

Ele diz que, mesmo assim, alguns indivíduos acabam se utilizando do sistema para encobrir infrações. Em virtude disso, movimentações suspeitas são observadas. “Temos que acompanhar os fatos e qualquer forma, pois muitos criadores têm irregularidades, ou estão parcialmente irregulares. Por isso analisamos os dados colocados ali e avaliamos possíveis ações”, afirma.

O biólogo detalha que as aves silvestres precisam estar com um criador autorizado, possuir anilha e número identificador. “Se estiver tudo bem, apenas realizamos uma análise do local e passamos orientações que foram necessárias. Mas estando em irregularidade, fazemos as apreensões das aves silvestres e aplicamos possíveis autuações.”

LEIA TAMBÉM: Homens são presos por manter pássaros silvestres em cativeiro

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.