O resultado do trabalho realizado com os biodigestores nas escolas municipais de Venâncio Aires, orientado pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, já faz bem à vegetação das praças centrais e do novo calçadão do Largo do Chimarrão. O biofertilizante é obtido pela decomposição dos resíduos orgânicos, que acontece no biodigestor, e pode ser utilizado para aumentar a proteção das plantas nas hortas e jardins contra possíveis pragas. O adubo orgânico tem o objetivo de aumentar a produtividade.
LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Unisc vai viabilizar estudo sobre a bacia do Rio Pardinho
Equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, alunos e professores da escola municipal Alfredo Scherer realizaram nos últimos dias a aplicação do adubo nas plantas nas praças centrais e ainda distribuíram garrafas pet com o biofertilizante para quem acompanhava a aplicação.
Publicidade
Atualmente, 11 escolas da rede municipal de Venâncio Aires e uma da rede estadual já realizam o projeto, que deve iniciar também em outros dez educandários municipais em fevereiro do próximo ano. Os resultados são considerados positivos pelos professores.
Além do adubo nas plantas, o processo resulta em gás, que é utilizado na produção da merenda nos educandários. A rega deve acontecer semanalmente e, durante o período de aulas, a comunidade pode visitar as escolas e solicitar o produto.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!