Santa Cruz do Sul

Bicentenário da imigração alemã no Brasil é tema de palestra em Santa Cruz

A comunidade de Santa Cruz do Sul terá a oportunidade de participar, na próxima terça-feira, 1º, de uma palestra pública que vai tratar sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A atividade será apresentada pelo pastor Wilhelm Wachholz, da Faculdades EST de São Leopoldo. O evento ocorrerá na Igreja Evangélica do Centro, localizada na Rua Venâncio Aires, às 19h30, com entrada gratuita.

Segundo o pastor Samuel Gausmann, o encontro tem como objetivo reunir as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e demais interessados na história da imigração alemã, especialmente após o cancelamento do Dia Sinodal da Igreja – que estava programado para maio no Parque da Oktoberfest – em razão das enchentes.

LEIA TAMBÉM: 200 anos da imigração alemã: a tradição germânica também está na cultura gaúcha

Publicidade

Wachholz, que foi pastor no município entre 1991 e 1995, também estará vendendo e autografando seu mais recente livro, Presença luterana no Brasil – História e testemunho, com a coautoria de Martin Dreher e Osmar Witt. 
O evento promete ser uma ocasião para celebrar a contribuição da imigração alemã à cultura local. Gausmann destaca que junto com a palestra serão encerrados os estudos bíblicos, que ocorrem todo ano em setembro. “Vai ser a coroação da nossa programação.”

O livro

O livro Presença luterana no Brasil – História e testemunho, da Editora Sinodal, conta com 368 páginas. Retrata a história e o legado das pessoas que desembarcaram no Brasil há dois séculos e, na nova pátria, organizaram-se socialmente, construíram escolas e hospitais e formaram as comunidades que hoje constituem a IECLB. Biografias de algumas pessoas de destaque também estão no livro.

LEIA TAMBÉM: Bosque de 200 árvores é primeiro marco do Parque do Imigrante 

Publicidade

Seminário Sinodal será neste domingo

Neste domingo, 29, a comunidade Bom Pastor, situada na Avenida Independência, próximo à Unisc, será palco do Seminário Sinodal. Trata-se de um encontro anual que reúne participantes de diferentes regiões, incluindo Venâncio Aires e Candelária. Segundo o pastor Samuel Gausmann, será um espaço de reflexão e deliberação sobre temas relevantes para os grupos de homens da Legião Evangélica Luterana (Lelut).

O seminário terá início às 9 horas, com um culto especial, seguido pela palestra temática Quando a doença chega. À tarde, após almoço, os participantes se reunirão para discutir assuntos que afetam a Lelut e seus membros. “Este encontro visa reunir os grupos, proporcionando um espaço para reflexão e debate sobre temas importantes que nos afetam como comunidade”, diz Gausmann.


O Seminário Sinodal é uma tradição que fortalece os laços entre os membros da igreja e promove troca de ideias e experiências. A expectativa é de que o encontro reúna um número significativo de participantes.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.