A comunidade de Santa Cruz do Sul terá a oportunidade de participar, na próxima terça-feira, 1º, de uma palestra pública que vai tratar sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A atividade será apresentada pelo pastor Wilhelm Wachholz, da Faculdades EST de São Leopoldo. O evento ocorrerá na Igreja Evangélica do Centro, localizada na Rua Venâncio Aires, às 19h30, com entrada gratuita.
Segundo o pastor Samuel Gausmann, o encontro tem como objetivo reunir as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e demais interessados na história da imigração alemã, especialmente após o cancelamento do Dia Sinodal da Igreja – que estava programado para maio no Parque da Oktoberfest – em razão das enchentes.
LEIA TAMBÉM: 200 anos da imigração alemã: a tradição germânica também está na cultura gaúcha
Publicidade
Wachholz, que foi pastor no município entre 1991 e 1995, também estará vendendo e autografando seu mais recente livro, Presença luterana no Brasil – História e testemunho, com a coautoria de Martin Dreher e Osmar Witt. O evento promete ser uma ocasião para celebrar a contribuição da imigração alemã à cultura local. Gausmann destaca que junto com a palestra serão encerrados os estudos bíblicos, que ocorrem todo ano em setembro. “Vai ser a coroação da nossa programação.”
O livro Presença luterana no Brasil – História e testemunho, da Editora Sinodal, conta com 368 páginas. Retrata a história e o legado das pessoas que desembarcaram no Brasil há dois séculos e, na nova pátria, organizaram-se socialmente, construíram escolas e hospitais e formaram as comunidades que hoje constituem a IECLB. Biografias de algumas pessoas de destaque também estão no livro.
LEIA TAMBÉM: Bosque de 200 árvores é primeiro marco do Parque do Imigrante
Publicidade
Neste domingo, 29, a comunidade Bom Pastor, situada na Avenida Independência, próximo à Unisc, será palco do Seminário Sinodal. Trata-se de um encontro anual que reúne participantes de diferentes regiões, incluindo Venâncio Aires e Candelária. Segundo o pastor Samuel Gausmann, será um espaço de reflexão e deliberação sobre temas relevantes para os grupos de homens da Legião Evangélica Luterana (Lelut).
O seminário terá início às 9 horas, com um culto especial, seguido pela palestra temática Quando a doença chega. À tarde, após almoço, os participantes se reunirão para discutir assuntos que afetam a Lelut e seus membros. “Este encontro visa reunir os grupos, proporcionando um espaço para reflexão e debate sobre temas importantes que nos afetam como comunidade”, diz Gausmann.
O Seminário Sinodal é uma tradição que fortalece os laços entre os membros da igreja e promove troca de ideias e experiências. A expectativa é de que o encontro reúna um número significativo de participantes.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.