Santa Cruz do Sul

Biblioteca pública de Santa Cruz tem aumento de usuários

Mesmo em um momento em que as tecnologias dominam a realização de tarefas diárias, o hábito da leitura de livros físicos ainda é praticado por muitos na sociedade. Em Santa Cruz do Sul, além das livrarias, os leitores têm à disposição a Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski, que existe desde 1998. No local, os moradores podem se associar e fazer empréstimos temporários gratuitos em um acervo que hoje possui cerca de 14,5 mil exemplares.

LEIA TAMBÉM: Alunos do Colégio Luiz Dourado lançam livros em noite de autógrafos

Em novembro, a biblioteca completou quatro anos na sede que fica na esquina das ruas Tiradentes e Marechal Floriano, no Centro. O prédio foi inaugurado em 1900 e já abrigou uma prisão. Conforme o bibliotecário Jair Teves, a biblioteca possui atualmente quase 8 mil sócios e os exemplares mais buscados são os infantis e os romances.

Publicidade

Entre os favoritos dos leitores santa-cruzenses estão os livros de ficção, como a trilogia de Jogos Vorazes e de Senhor dos Anéis; obras do autor Helme Heine; O Dia de Folga de Jesus e leituras de Edgar Allan Poe, entre outros. 

Segundo Teves, o número de usuários da biblioteca tem aumentado nos últimos anos. “Estamos com muito movimento desde a mudança de local, porque ficou mais centralizado”, afirma. Ele também cita a movimentação no fim de ano, mesmo com o horário reduzido de atendimento devido ao turno único da Prefeitura. “Estamos recebendo também muitos moradores novos, que chegam de outras cidades com o objetivo de manter o hábito da leitura.”

De acordo com o bibliotecário Jair Teves, a preferência dos leitores ao longo de 2023 variou entre obras infantis e romances

LEIA TAMBÉM: Sebum vai fechar as portas em Santa Cruz após 30 anos

Publicidade

Além de retirar livros de forma gratuita, os leitores podem utilizar as salas disponibilizadas na biblioteca para realizar suas leituras. Para se tornar sócio, basta levar um documento de identidade e um comprovante de residência até o local para realizar o cadastro. A idade mínima para retirar exemplares é de 12 anos.

Em razão do turno único, a biblioteca está funcionando de segunda a sexta-feira das 8 horas às 14 horas. A medida estará em vigor até 2 de fevereiro.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.