O Sesc Santa Cruz do Sul está encerrando o serviço da biblioteca para o público externo. O anúncio foi feito no fim da semana passada. A partir de 2022, a unidade vai contar com uma Escola Sesc de Ensino Fundamental, ampliando o trabalho que já realiza na Escola Sesc de Educação Infantil e, por esse motivo, o local será dedicado apenas ao público escolar.
Toda a unidade está em obras e sendo adaptada para a chegada do Ensino Fundamental, de acordo com a gerente regional do Sesc, Roberta Corrêa Pereira. “A legislação para Ensino Fundamental exige que o espaço da escola seja realmente específico para o público da escola e família, então nós não poderíamos ter uma biblioteca com acessos externos. Esse foi o grande motivo dessa descontinuidade de serviço”, esclarece. A biblioteca passará por uma renovação de acervo, que estará disponível para a comunidade escolar. A gerente lamenta o encerramento do serviço ao público em geral e explica que ele ocorre somente em função da legislação.
LEIA MAIS: Prêmio Jabuti divulga lista de livros e autores finalistas
Publicidade
O acervo da biblioteca do Sesc em Santa Cruz do Sul tinha em torno de 4 mil exemplares. Conforme Roberta, cerca de 20% do material foi mantido na cidade. “Ficamos sim com parte do acervo, que será doado e usado em ações de troca-troca de livros. Também ficamos com alguns livros de literatura geral para atender nossos projetos da Maturidade Ativa e famílias da escola”, disse. O restante, cerca de 80% do acervo, foi distribuído para outras bibliotecas da entidade pelo Rio Grande do Sul.
Recentemente, o espaço era utilizado por uma média de oito usuários diários. Durante a pandemia, o serviço de biblioteca foi muito afetado pelos decretos, então o local permaneceu fechado praticamente ao longo todo o ano de 2020. “Não podíamos fazer nenhum tipo de empréstimo, existia todo um regramento com relação à quarentena dos livros. Retomamos em outubro do ano passado, mas recomeçou de forma muito lenta, porque as pessoas não podiam entrar no ambiente da biblioteca. Só era possível chegar e dizer o livro que queria. Tinha que ter toda a mediação, não podiam circular livremente”.
Em nota divulgada à imprensa e nas redes sociais, o Sesc reafirmou o compromisso de incentivo à literatura por meio de ações na cidade e na região de abrangência, além de atividades na programação que estimulem o acesso à cultura. “A promoção de ações culturais está na missão do Sesc e acreditamos que democratizar a arte é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, proporcionando novas visões de mundo e contribuindo para o bem-estar das pessoas”, diz o texto. Roberta garante que a cidade seguirá recebendo ações de apoio ao escritores locais, a Festa Literária, as feiras do livro e os saraus em parceria com diversas entidades culturais, além de lançamentos de livros. Segundo ela, a ideia é retomar a Feira do Livro a partir de 2022.
Publicidade
LEIA MAIS: Exposição reúne obras de estudantes da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.