Beatriz Haddad Maia se despediu da chave de simples do Australian Open. Nesta sexta-feira, 19, a tenista número 1 do Brasil não conseguiu se impor diante da russa Maria Timofeeva, de 20 anos e 170ª do ranking da WTA, e foi derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/3, em 2h09, em Melbourne, pela terceira rodada. Mesmo com a eliminação, este foi o melhor desempenho da brasileira no Grand Slam australiano.
Com a eliminação, Bia desperdiça chance preciosa de ir longe no Australian Open, onde nunca conseguiu chegar à segunda semana. A brasileira poderia alcançar as quartas de final sem precisar enfrentar rivais do Top 10 pelo caminho. No entanto, jogou abaixo do esperado e acabou sendo eliminada por uma rival que precisou passar pelo qualifying (fase eliminatória anterior) para chegar à chave principal do torneio.
LEIA MAIS: Bia Haddad avança para a terceira rodada do Australian Open
Publicidade
O resultado também mantém o tabu de não ter brasileiros na segunda semana da chave de simples na era aberta do tênis, que começou em 1968. Somente Maria Esther Bueno rompeu essa barreira em 1965, quando foi vice-campeã — na época a competição ainda era disputada sobre a grama. Desde então, Gustavo Kuerten (2004), Jaime Oncins (1991) e Marcos Hocevar (1983) foram eliminados na terceira rodada, como aconteceu com Bia nesta sexta.
Apesar da queda, Bia continua em Melbourne, onde agora foca suas atenções na chave de duplas, ao lado da americana Taylor Townsend. Juntas, elas foram campeãs em Adelaide na semana anterior ao Aberto da Austrália. Elas estão na segunda rodada.
Maria Timofeeva, por sua vez, se tornou a tenista de menor ranking a atingir a terceira fase no Australian Open desde 2017. Além disso, obteve sua primeira vitória sobre uma rival do Top 50 do ranking. Sua próxima adversária será a ucraniana Marta Kostyuk, que avançou ao derrotar a russa Elina Avanesya por 2/6, 6/4 e 6/4.
Publicidade
LEIA MAIS: Bia Haddad e Rafael Matos vencem em estreias nas duplas do Australian Open
A tenista brasileira Luisa Stefani finalizou esta sexta-feira com uma vitória e uma derrota no Australian Open. A medalhista olímpica avançou nas duplas femininas em Melbourne, mas foi eliminada logo na estreia na chave mista, ao lado do compatriota Rafael Matos. A dupla brasileira é a atual campeã desta chave no Major australiano.
Nas duplas femininas, ela e a holandesa Demi Schuurs superaram as americanas Caroline Dolehide e Peyton Stearns por 7/6 (9/6), 4/6 e 7/5. Nas oitavas de final, Luisa e Demi, que formam a dupla cabeça de chave número nove, vão enfrentar a americana Desirae Krawczyk e a japonesa Ena Shibahara, cabeças número seis.
Publicidade
LEIA MAIS: Craques da Bola Verão está de volta com atividades em 14 núcleos
Em três edições do Australian Open, será a terceira vez que Luisa alcança as oitavas das duplas femininas. A brasileira havia disputado a competição pela última vez em 2021. Em 2022 e no ano passado, ela ficou fora por questões físicas dela e de parceiras. Curiosamente, em sua última participação no torneio, ela foi eliminada justamente pela dupla de Shibahara, que na época formava dupla com a compatriota Shuko Aoyama.
Publicidade
Pelas duplas mistas, Luisa não teve o mesmo desempenho. Ela e Matos foram derrotados pelos britânicos Heather Watson e Joe Salisbury por 6/3 e 6/4. Juntos, eles foram campeões das mistas na temporada passada.
Pela mesma chave, Marcelo Melo também foi eliminado, se despedindo da competição. O veterano e a americana Taylor Townsend foram derrotados pelo britânico Lloyd Glasspool e pela russa Veronika Kudermetova por 7/6 (8/6), 5/7 e 11/9. Ele já havia sido eliminado nas duplas masculinas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ESPORTIVAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.