Recente visita oportunizada a mais uma atração turística em nossa região faz retomar o tema e reforçar o incremento que seria desejável neste tipo de turismo. Com pequeno grupo, fomos conhecer a “figueira centenária”, como é definida a árvore gigantesca que se debruça sobre o pátio da propriedade de Rogério Schwinn, na área serrana de Linha Tavares, próximo à Vila Deodoro, município de Venâncio Aires, que recebe com muito carinho os visitantes.
Com acesso já facilitado por boa parcela do trecho asfaltado, na antiga Estrada da Serra, os 27 quilômetros a partir da cidade se encurtam com a apreciação da paisagem e culminam com o desfrute de um local privilegiado pela natureza, aproveitando a dica de um “chimanique”, além de outros atrativos aliados à exuberante beleza esbanjada pela espécie vegetal. A atração integra a chamada “Rota do Chimarrão”, que é divulgada pelo Município, assim como pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo, com 13 municípios associados.
O site da associação traz informações de mais sete roteiros indicados na região, além de outros pontos turísticos e eventos mencionados pelos municípios integrantes. Vale registrar as opções do “Caminho dos Tropeiros”, que marca a história de Candelária com vários destaques do tempo passado e atual; “Caminhos da Imigração”, por Linha Santa Cruz e Boa Vista, em Santa Cruz do Sul; “Rota Germânica do Rio Pardinho”, pela localidade santa-cruzense do mesmo nome e seguindo pelo curso de água a “Sinimbu de Encantos Mil”, outro roteiro indicado.
Publicidade
Na cidade polo regional, além dos pontos e eventos tradicionais, inclui-se nos roteiros o “chopp, deliciosa comida e muita alegria”, de cervejaria artesanal, entre tantas existentes, e volta-se a exaltar o interior e a natureza, com o “Circuito Raízes Coloniais”, de cicloturismo, e “Turismo Rural Santa Cruz”, apontando sítios no distrito rio-pardinhense.
Nas notícias, lembra-se a 2ª Caminhada da Natureza, realizada em Monte Alverne, no Recanto Aromas do Monte, em 15 de abril, e aqui já destacada. (Aliás, falta organizar e inserir no site outras belas atrações que podem ser visitadas naquele destacado distrito santa-cruzense, pelos caminhos do interior e da sede conhecida no passado por “Rio Thal”.)
O canal da associação exibe ainda vídeo do projeto “Caminhos dos Vales, Novos Rumos”, buscando o desenvolvimento regional com a união do trabalho e lazer, pelo equilíbrio na qualidade de vida, a partir da prática viável de turismo rural, religioso, de aventura, ecológico, de eventos, gastronômico e cultural. Focaliza também a mobilização atual pela criação de um Geoparque no Vale do Rio Pardo.
Publicidade
Enfim, tudo isso leva a lembrar que temos muito a ver em nossa comunidade e região, que é, sim, interessante conhecer novos lugares no País e no mundo, mas que é ainda mais razoável, econômico e prazeroso começarmos por apreciar mais de perto o belo que nos circunda e muitas vezes não é devidamente valorizado. Que tal nos associarmos aos que já se interessam em se aventurar mais pelas preciosas dicas oferecidas e, com muito prazer, conhecermos melhor o que está bem perto de nós.
LEIA MAIS TEXTOS DE BENNO KIST
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.