Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Benno Bernardo Kist agora é um Cidadão Honorário

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Solenidade na Câmara de Vereadores, realizada ontem à noite, homenageou cinco pessoas, entre elas o jornalista da equipe da Gazeta

A sessão dessa segunda-feira, 7, da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul contou com a entrega de títulos e homenagens a pessoas que tiveram as distinções aprovadas ao longo deste ano. Por causa da pandemia, apenas os homenageados estiveram presentes.

O jornalista Benno Bernardo Kist, da Gazeta Grupo de Comunicações, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário. Na proposição do vereador Elo Ari Schneiders, a justificativa para a distinção é o histórico de contribuições do homenageado à comunidade santa-cruzense, por sua atuação na Gazeta do Sul e Editora Gazeta; e pelo trabalho como político, sendo vereador por quatro mandatos, chefe de gabinete dos deputados estaduais Silvérius Kist e Arno Frantz, e secretário da Agricultura e secretário especial de Governo na gestão de José Alberto Wenzel e Helena Hermany, na Prefeitura; e também pelas obras literárias de resgate histórico da região.


Para Benno, receber a homenagem é motivo de satisfação, um reconhecimento pelas atividades que exerceu na comunidade santa-cruzense, tanto na esfera pública como privada. “Sempre busquei fazer o melhor e quando passo pelo interior, onde tínhamos uma base muito forte, sempre visualizamos as marcas que deixamos. É muito gratificante receber o reconhecimento das pessoas também, a quem conseguimos beneficiar”, comenta.

Publicidade

Por ter sido vereador em quatro legislaturas, Benno valoriza a dedicação de quem se empenha nessa atividade. “É algo que exige bastante, e o trabalho é reconhecido pela maneira como é feito. É necessário ter uma postura como cidadão, dar exemplo na esfera familiar e comunitária”, explica.

LEIA MAIS: Câmara de Santa Cruz realiza sessão especial para entrega de honrarias

Leitor e caminhante nada menos que exemplar

Benno: a leitura hoje como hábito diário

O título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul que o jornalista e escritor Benno Bernardo Kist recebeu nessa segunda-feira coroa a trajetória de uma absolutamente rara figura humana. Em paralelo à longa dedicação à vida pública, tendo sido quatro vezes vereador, secretário municipal e assessor de deputado, Benno foi conduzindo uma vida inspiradora e exemplar, como pai de família, profissional da comunicação, coralista, líder de entidades e, por fim, escritor.

Publicidade

Sem jamais descuidar de seu empenho e de sua dedicação à família e aos amigos, Benno foi se ocupando cada vez mais intensamente da pesquisa sobre as origens, as suas e as de sua comunidade. Assim, ao longo dos últimos anos assinou uma já ampla bibliografia, investigando a ambiência de sua família (os Kist), de personalidades (caso do ex-prefeito Arno João Frantz) e de fatos marcantes da história regional.

Tudo isso começou há 65 anos em Linha Eugênia, a seis quilômetros da sede do Distrito de Monte Alverne, onde nasceu, filho de Carlos e Francisca, ambos falecidos, sendo o mais moço de seis irmãos: Pedro Albano (falecido), Elmo, Hugo, Melita e Rudolfo. Aos 19 anos chegava à Gazeta do Sul, em Santa Cruz, para começar a sua carreira no jornalismo.

Pois 46 anos depois, segue cumprindo diariamente o mesmo trajeto, hoje integrando a equipe da Editora Gazeta, embora, ao longo das décadas, tenha atuado em diferentes plataformas, inclusive como sócio fundador da Rádio Gazeta FM 107,9, em 1980, e posteriormente da Rádio Gazeta FM 101,7.

Publicidade

Formado em Direito, depois de também ter estudado em Seminário, hoje reside no Bairro Santo Inácio, ao lado da esposa Ângela, natural da vila de Monte Alverne. O casal tem as filhas Karoline, Kristine e Karin, que lhes deram os netos Isadora, Bernardo, Yanna e Yaggo. Afastado da vida política e dedicando-se exclusivamente ao jornalismo, inclusive com coluna quinzenal, “Da Terra e da Gente”, às terças-feiras na Gazeta do Sul, Benno alimenta duas grandes paixões: a leitura, devorando livros e mais livros a cada semana, e as caminhadas pela sua cidade.

LEIA TAMBÉM: Lei que proíbe fogos com ruído em Santa Cruz é sancionada

Os outros homenageados

Marcelo Carneiro
Cidadão Santa-Cruzense
Proposição do vereador César Cechinato (PSDB)

Publicidade

Marcelo Carneiro nasceu em Santa Maria e reside em Santa Cruz do Sul desde 2005, onde nasceram seus filhos Pedro Basso Carneiro e Tiago Basso Carneiro. É profissional médico de relevante conhecimento e capacidade no campo da saúde.

Possui graduação em Medicina pela UFSM, doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela Ufrgs e pós-doutorado em Educação pela Unisc. É professor de Infectologia, Farmacologia e Microbiologia do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde na Unisc.

É coordenador do Programa de Residência Médica do Hospital Santa Cruz, e coordenador da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar na mesma institução. Atua na área de Infectologia, Epidemiologia, Segurança do Paciente, Geopolítica e Educação.

Publicidade

Joaquim José Dias Barbosa
Cidadão Santa-Cruzense
Proposição do vereador João Cassepp (PSDB)

José Joaquim Dias Barbosa nasceu em Cachoeira do Sul e reside em Santa Cruz do Sul, com sua esposa Luana Corrêa Pappen. É pai de cinco filhos: Patrícia, Gilberto, Dieniffer, Diullia, Gabriel e o enteado Rafael Pappen.

É profissional militar, atuando como coordenador na Defesa Civil do município. Barbosa, como é popularmente conhecido, atuou, entre outras funções, no policiamento preventivo e ostensivo de segurança pública; na administração e controle no Sistema de Telecomunicações (SOp) – despacho de ocorrências; como comandante de pelotão, analista operacional e comandante da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul. Em seguida passou a trabalhar na coordenação da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, função que ainda exerce até o presente momento.

José Antônio Paranhos Luz
Cidadão Santa-Cruzense
Proposição do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB)

José Antônio Paranhos Luz nasceu em Rio Pardo e reside em Santa Cruz do Sul desde 1959, fazendo nessa cidade a sua caminhada de formação e de estudos. É divorciado e tem união estável com Rosana Chaves Kuhleis.

Do seu relacionamento anterior é pai de Alexandre, Eduardo e Larissa. Graduado em Educação Física pela antiga Fisc, fez nova graduação, em Direito, na Unisc, após o que passou a atuar como advogado. É pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e no Curso de Língua Portuguesa: Redação e Oratória.

Atuou no magistério, no ensino particular e público, e também é escritor. Ainda foi técnico de basquetebol na Sociedade Ginástica Santa Cruz por dez anos, nas categorias de base e adulto, além de ter sido dirigente e liderança nesse esporte.

Fábio Teixeira da Silveira
Mérito Desportivo
Proposição do vereador César Cechinato (PSDB)

O ginete Fábio Teixeira da Silveira é o vencedor do Freio de Ouro e do Bocal de Ouro, entre as fêmeas, na competição realizada em 2020 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Essas conquistas foram obtidas com a égua Balisa III do Itapororó, da Cabanha Quaraci, de Santa Cruz do Sul. Além disso, conquistou o Freio de Prata entre Fêmeas 2020 e o Freio de Prata entre Machos 2020.

Fabinho é ginete da raça crioula, e participa e acumula títulos em diversas provas equestres. Natural de Soledade, reside em Santa Cruz desde 1997. Durante sua trajetória como ginete, iniciada em 2003, conquistou, entre outros títulos, Freio de Ouro 2008, Ginete do Ano 2009, Bocal de Ouro 2012, Freio de Ouro FICCC 2012, Freio de Ouro 2013 e Ginete do Ano 2015 e 2017.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova destinação do ISSQN do setor pet para Fundo do Meio Ambiente

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.