Categories: Regional

Beneficiários podem ter auxílio suspenso se não fizerem cadastro; entenda

O alerta é da Prefeitura de Santa Cruz: idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no município têm até o dia 31 de dezembro para fazer a inscrição ou atualização no Cadastro Único. Quem não providenciar corre o risco de ter o auxílio suspenso a partir de janeiro. Para fazer o procedimento, é preciso comparecer à Secretaria Municipal de Políticas Públicas, que fica junto ao Ginásio Poliesportivo.

O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos ou mais que nunca tenham trabalhado formalmente com carteira assinada, além de pessoas com deficiência. Para ganhar o benefício, a renda per capita da família precisa ser inferior a R$ 238,50. Em Santa Cruz, são cerca de 900 beneficiários.

A exigência do cadastro no CadÚnico passou a valer no início do ano. A mudança acontece porque o BPC vai passar a contar como parte da renda familiar a partir do ano que vem. Sendo assim, não será possível aos segurados receberem ao mesmo tempo mais de um benefício, como o Bolsa Família e o BPC por exemplo. 

Publicidade

Fique atento

>> Quem deve se inscrever no Cadastro Único? Todos os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência seguradas pelo Benefício de Prestação Continuada.

>> Como é feita a inscrição? Para se cadastrar ou atualizar, o responsável pela família (que deve ter no mínimo 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC) deve dirigir-se ao setor do Cadastro Único, localizado na Secretaria de Políticas Públicas.

>> Quais documentos devem ser apresentados? É preciso levar os documentos pessoais de todos os membros da família do beneficiário. Para maiores de 16 anos os documentos são RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira de trabalho e/ou bloco de produtor para famílias agricultoras, conta de água ou luz e número de telefone. No caso de beneficiários do INSS é necessário apresentar o comprovante de renda emitido pelo INSS. Para menores de 16 anos os documentos necessários são: certidão de nascimento dos filhos que não possuem RG ou CPF e atestado de frequência escolar atualizado (do último mês).

Publicidade

>> Até quando deve ser feito o cadastro? O prazo final é dezembro deste ano.

>> O que acontece com quem perder o prazo? Os beneficiários que não respeitarem o prazo para o cadastro perderão o direito ao auxílio.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.