Categories: Esportes

Bellucci surpreende com ‘pneu’, mas leva virada de Djokovic em Roma

Com um surpreendente “pneu” sobre o número 1 do mundo Novak Djokovic, o brasileiro Thomaz Bellucci fez uma de suas melhores exibições da carreira nesta quinta-feira, mas não conseguiu derrubar o grande favorito. O sérvio, que não levava um “pneu” desde 2012, buscou a virada e fechou o jogo no saibro do Masters 1000 de Roma por 2 sets a 1, com parciais de 0/6, 6/3 e 6/2, em 1 hora e 37 minutos.

O desempenho impecável do brasileiro no set inicial surpreendeu a torcida italiana e até o próprio Djokovic, que não escondeu o espanto com as belas jogadas do brasileiro. No segundo set, ao vencer seu primeiro game na partida, o líder do ranking até fez comemoração. Foi o início da reação que o levou à vitória e às quartas de final.

Com o triunfo, Djokovic vai reencontrar Rafael Nadal, em busca de vaga na semifinal. Será o terceiro confronto entre os dois rivais na temporada. Nos dois anteriores, o sérvio levou a melhor, assim como aconteceu nos últimos seis duelos entre os dois. No geral, Djokovic lidera o retrospecto, com 25 vitórias e 23 derrotas.

Publicidade

O jogo
Bellucci protagonizou no primeiro set uma de suas melhores atuações da carreira. Preciso, acertava bolas improváveis na linha, fazia estragos com cruzadas e paralelas, balançando Djokovic de um lado para o outro no fundo de quadra. Sem conseguir colocar em quadra seu primeiro saque, o sérvio não esboçava reação e ainda se admirava das boas jogadas do rival.

Somente na disputa dos primeiros pontos, o brasileiro chegou a emplacar 12 a 1. Com três quebras sobre um dos melhores saques do circuito, Bellucci finalizou a parcial cedendo apenas 8 dos 34 pontos em disputa ao líder do ranking no set inicial. De tão confiante, o brasileiro até se arriscava na rede, o que costuma ser um dos seus pontos fracos.

Na segunda parcial, Djokovic entrou no jogo, junto do seu primeiro serviço. Se no primeiro set, o sérvio acertou apenas 36% dos pontos quando jogou com o saque inicial, no segundo esse número subiu para 84%. Assim, não teve o fundamento ameaçado na parcial e ainda faturou sua primeira quebra sobre Bellucci.

Publicidade

Mais sólido, o sérvio assumiu o domínio da partida no início da terceira parcial. Ele obteve uma nova quebra logo no começo do set e abriu vantagem. Bellucci perdia ritmo, embora ainda acertasse belas jogadas, que contavam até com os aplausos do sérvio. Mas, aos poucos, o número 1 do mundo se estabeleceu no fundo de quadra e buscou a vitória após nova quebra.

O placar do duelo entre Bellucci e Djokovic não foi o único a surpreender a torcida de Roma nesta quinta. Mais cedo, o belga David Goffin aplicou uma “bicicleta” no experiente checo Tomas Berdych, que deixou a quadra abatido após levar duplo 6/0. Nas quartas de final, o tenista da Bélgica vai enfrentar o escocês Andy Murray, que voltará à vice-liderança do ranking na próxima semana.

Marcelo Melo cai na estreia no torneio de duplas
O brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig decepcionaram ao serem eliminados já na estreia da chave de duplas do Masters 1000 de Roma, nesta quinta-feira, quando acabaram sendo derrotados de virada pelo alemão Philipp Kohlschreiber e o sérvio Viktor Troicki, que venceram por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 14/12, em confronto válido já pela segunda rodada.

Publicidade

Cabeças de chave número 2 da competição realizada em quadras de saibro, Melo e Dodig tentavam ganhar embalado para Roland Garros, Grand Slam que começa na próxima segunda, em Paris, mas amargaram a derrota que poderá custar ao brasileiro a perda da liderança do ranking de duplas da ATP. Ele reassumiu o posto na última segunda-feira, depois de ter sido ultrapassado anteriormente pelo britânico Jamie Murray.

Naquela ocasião, Melo reassumiu o topo do ranking mesmo depois de ser eliminado ao lado de Dodig nas semifinais do Masters 1000 de Madri, realizado na semana passada. Jamie Murray, por sua vez, foi ultrapassado também pelo francês Nicolas Mahut e pelo romeno Horia Tecau, respectivos novos vice-líder e terceiro colocado.

Como a diferença de pontos entre os quatro primeiros colocados é bem pequena, Jamie irá ultrapassar Melo e retomar a ponta na próxima semana se avançar às semifinais em Roma, onde está jogando ao lado do brasileiro Bruno Soares.

Publicidade

Para isso, porém, Jamie e Soares terão de vencer ninguém menos do que os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, que formam a parceria mais vitoriosa da história do tênis, nesta sexta-feira, no primeiro dos quatro jogos das quartas de final de duplas, programado para começar por volta das 7 horas (de Brasília).

Para Melo e Dodig, a derrota desta quinta foi doída também pelo fato de que acabaram sendo superados nos detalhes. Além de terem caído no tie-break do segundo set e sido eliminados depois de um equilibrado e longo match tie-break na terceira parcial, eles terminaram a partida tendo o saque quebrado por apenas uma vez, sendo que chegaram a converter dois break points, um no primeiro e outro no segundo set.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.