Categories: Esportes

Bellucci se esforça, mas abandona jogo e Brasil é rebaixado na Copa Davis

Nem o esforço e experiência do adversário ou a presença marcante de 4 mil torcedores foram suficientes para abalar o garoto Borna Coric. O número 33 do mundo mostrou arrojo, controle emocional e grande preparo físico para derrotar Thomaz Bellucci por 3 sets a 1. Com dor lombar, o brasileiro abandonou quando Coric tinha 6/2, 4/6, 7/6 (7-4) e 4/0. O quinto jogo foi cancelado. Com isso, o Brasil perdeu para a Croácia e voltará a disputar o zonal americano da Copa Davis em 2016.

Após longo anos de espera, houve ascensão em 2013, seguida de novo rebaixamento e recuperação do lugar no Grupo Mundial para 2015, após vitória sobre a Espanha na repescagem. No entanto, a queda logo na estreia para a Argentina, num dramático confronto em março, recolocou o tênis brasileiro na necessidade de jogar a repescagem deste final de semana. 

Coric começou muito bem a partida, sem se importar com a torcida. Ao contrário, deu-se ao luxo de questionar marcas e reclamar da quadra. Muito ofensivo, usando as duas paralelas o tempo todo, abriu 3/1 e, com Bellucci acertando apenas 52% do primeiro saque. dominou completamente as ações, vencedo o primeiro set com surpreendente facilidade. Mas o brasileiro enfim entrou em jogo no segundo set. Poderia ter obtido quebra logo no terceiro game e concretizou a vantagem no sétimo, mudando um pouco a tática e alternando bolas longas com deixadinhas perfeitas. Com dois aces seguidos, foi a 5/3 e fechou em seguida a série.

Publicidade

O terceiro set foi decisivo. Os dois pareciam cansados e os pontos ficaram longos. Num game excelente, onde novamente usou curtas, o canhoto paulista quebrou e fez 4/3. Mas imediatamente fez seu pior game da partida, com dupla falta e erros bobos. A partida estava tensa e foi ao tiebreak, onde então Bellucci saiu com quebra e 1-0, mas perdeu os dois pontos seguintes e depois outro que dariam 4-3 ao croata. Coric foi mais paciente e completou um duelo que já se aproximava das 3 horas.

Ao perder o serviço inicial do quarto set, Bellucci pediu atendimento para a região lombar. O incômodo foi definitivo e ele não conseguiu mais elevar seu nível na partida. Sofreu nova quebra, que permitiu ao adversário de 18 anos ir a 4/0. Sem mais condições de jogar, optou pela desistência após conversar com o capitão João Zwetsch.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.