Categories: Geral

Belezas naturais são os grandes atrativos do Balneário Hermes

O barulho da água do Rio Jaquirana, o canto dos pássaros e o conforto proporcionado pela sombra das árvores compõem o cenário de uma das propriedades mais bonitas da região. Há 41 anos, o Balneário Hermes, localizado em Linha Cereja, interior de Arroio do Tigre, recebe visitantes de diversas partes do estado. Famílias passam dias e até verões inteiros no local. Empresas utilizam o local para confraternizarem.  A família Hermes decidiu abrir as portas de sua propriedade em 1975, a fim de compartilhar com os visitantes as belezas oferecidas pela natureza. Hoje, administram o local Paulo Irineu e Tacila Bulegon Hermes. As filhas mais velhas Caterine e Júlia também auxiliam durante a temporada. A mais nova, Fernanda, foi o mais recente presente que a família recebeu. A cada ano, a família investe na infraestrutura do local. “Não imaginávamos que tomaria esta proporção. No início as pessoas chegavam e cada vez mais pessoas visitavam, até que decidimos botar uma copa.

Dali em diante as coisas começaram a se transformar”, destaca Paulo. A propriedade recebe milhares de visitantes todo verão. Mas foi a partir de 1990, que a família notou que precisava investir no local. Atualmente, conta com 18 cabanas para hospedagem, área de camping com sombra de árvores nativas, mesas e churrasqueiras, quadra de vôlei, campo de futebol sete, piscinas adulto e infantil, além de uma ampla área coberta com cancha de bocha, sala de jogos, banheiros e bar. Paulo e Tacila contam que tudo começou porque não podiam trabalhar com o plantio de tabaco e, por isso, precisavam arranjar uma outra fonte de renda. Hoje, além do balneário – que representa cerca de 50% da renda da família -, também plantam soja. A Emater/RS-Ascar assiste a família há algum tempo, através da Chamada Pública da Sustentabilidade e o Programa Gestão Sustentável. De acordo com a extensionista do escritório do orgão em Arroio do Tigre, Daniele Centa, a família possui uma vocação para o trabalho que realiza na propriedade. “Não é qualquer pessoa que abre sua propriedade para receber as pessoas e deixar que desfrutem das belezas e da natureza. O Paulo e a Tacila têm uma vocação linda e nós estamos juntos com eles para sanar as principais dúvidas”, garante.

Para o futuro, a tendência é ampliar a infraestrutura do local. “Pretendemos construir cabanas com alguns atrativos a mais, com uma infraestrutura melhorada. As piscinas também devem receber uma atenção especial e, quem sabe, sofrer uma ampliação”, acrescenta Hermes.  Algumas dificuldades enfrentadas pela família são a deterioração rápida e falta de raparo nas estradas, além da carência de sinal de telefonia e internet. “São coisas que prejudicam um pouco o deslocamento e o contato para reservas,” destaca Tacila.  

Publicidade

Atrativo único

O Rio Jaquirana, que originou o balneário, é uma das belezas da propriedade. A taipa de pedras contruída em 1928, torno o local ainda mais bonito. De encher os olhos, por muito tempo o rio foi utilizado como principal local para refrescar e amenizar o calor dos banhistas. Entretanto, com as inúmeras enchentes e as mudanças que o bonito e vistoso curso de água sofre, a família decidiu não se responsabilizar pelos banhos e possíveis acidentes que podem ocorrer. “O rio muda muito a cada ano. Até mesmo para nós que vivemos aqui, quando entramos em determinados locais que já são conhecidos, há alguma coisa diferente. Pedras podem se mover, outras podem chegar e tornar o local perigoso”, acrescenta. Por esse motivo, a família resolveu investir nas piscinas, que ficam na parte superior do local.    

 

Publicidade

Temporada 2016

A temporada de verão 2016/2017 abre neste domingo, 6, com torneio de futebol sete e pênaltis, em parceria com o Grupo de Jovens Rurais Unidos Pela Igualdade, de Linha Santa Cruz. O local é de fácil acesso e fica a nove quilômetros da sede do município.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.