O Festival dos Festivais ocorreu ao longo do feriadão no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul, com a beleza e exuberância da arte gaúcha, por meio das modalidades individuais e principalmente pelos grupos das danças tradicionais, do Enart e do Fegadan, unidos neste ano para uma mostra sem competição. A foto em destaque acima é da apresentação no CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, com uma homenagem à lenda do Negrinho do Pastoreio nas coreografias de entrada e saída.
LEIA MAIS: VÍDEO: entenda como será o Festival dos Festivais
36º Ponche Verde
A 36ª edição do Ponche Verde da Canção Gaúcha foi realizado no CTG Herança Paternal, em Dom Pedrito, entre os dias 5 e 6 deste mês. Os shows foram de Cristiano Quevedo, André Teixeira e Márcio Corrêa. A composição vencedora foi ‘Tempo antigo’, com letra de Guilherme Collares e melodia de Edilberto Bergamo, premiado como melhor intérprete e melhor melodista pela obra. O segundo lugar foi para ‘O risco da tua espora’, considerada a melhor letra, composta por Sérgio Carvalho Pereira e Fábio Peralta. Interpretada por Alex Har, teve o acordeonista Evandro Pires como melhor instrumentista. ‘Num clarão de madrugada’, composta por Guilherme Collares e Edilberto Bergamo, interpretada por Daniel Cavalheiro, ficou com o terceiro lugar. A mais popular foi ‘Eu, mais ela e o tostado’, de Rafael Alves, Leandro Benedetti e Mauro Silva. O melhor tema campeiro ficou com ‘Munício de tropa’, de Edilberto Teixeira (in memorian) e Ênio Medeiros.
Publicidade
28ª Tertúlia Musical Nativista
A 28ª edição da Tertúlia Musical Nativista foi realizada entre os dias 5 e 7 deste mês, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. Os shows foram de Pirisca Grecco, Analise Severo e grupo Fio de Bigode. A composição vencedora foi ‘Por ser livre’, com letra de Carlos Omar Vilela Gomes, melodia de Beto Roquete e interpretada pelos irmãos Arison e Emerson Martins. Também foi premiada como melhor letra. O segundo lugar foi para ‘A segunda palavra’, com letra de Marcelo Dávila e melodia de Zebeto Corrêa, que a interpretou. O tema foi premiado com a melhor melodia. ‘De flor e sabre’ ficou com o terceiro lugar. A composição tem letra de Vaine Darde, melodia de Diogo Matos e a interpretação foi de Nicole Carrion. A música mais popular foi ‘A lenda do pai quati’, composta por Gilnei Deprá e Ramires Monteiro, interpretada por Igor Tadielo. ‘O segredo do meu canto’, de Henrique Fernandes e Cristiano Fantinel, foi o melhor tema campeiro. O melhor tema sobre Santa Maria foi ‘Minha Santa Medianeira’, de Érlon Péricles. O melhor intérprete foi Robledo Martins e o acordeonista Guilherme Goulart foi o melhor instrumentista.
LEIA MAIS: Festival batendo na porta
Dicas culturais
Santa Cruz
O Festival dos Festivais continua hoje com diversas apresentações no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul. A transmissão do evento é feita no canal Eco da Tradição, no YouTube (neste link).
Publicidade
Chamamé
Esse é o título do novo lançamento de Edilberto Bergamo e Guilherme Collares. Eles lançam mais um álbum em parceria após 13 anos do consagrado ‘Recuerdo’. As 11 composições foram escritas em castellano.
Foto da semana
Rogério Melo
O cantor nativista Rogério Melo esteve na noite do último sábado em Santa Cruz do Sul para uma apresentação no La Campana Parrilla & Wine Bar, do empresário Humberto Nascimento. O artista de São Gabriel interpretou temas conhecidos da dupla que faz com César Oliveira.
LEIA TAMBÉM: Oficina de projetos culturais
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!